REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE AUDIODESCRITIVA

Autores/as

  • Andrezza Kelly de Souza Vieira Bakker Castro Veni Creator Christian University
  • Rúbia Kátia Azevedo Montenegro Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20013

Palabras clave:

Audiodescrição. Educação inclusiva. Cinema.

Resumen

Este artigo discute a audiodescrição como prática educativa, estética e inclusiva no contexto do cinema, com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Partindo da análise teórica de obras de Liliana Tavares e Sandra Mara Corazza, propõe-se uma reflexão sobre a potência da audiodescrição como ferramenta não apenas de inclusão, mas de ampliação sensível das experiências culturais e de formação subjetiva. Considera-se o cinema como espaço privilegiado para o desenvolvimento da empatia, da escuta e da imaginação, especialmente quando articulado a práticas pedagógicas voltadas à diferença. A metodologia adotada é qualitativa, de natureza exploratória e interpretativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. São abordadas experiências práticas como o Festival VerOuvindo e o filme Esplendor (2017), para exemplificar os desafios e as potências da tradução intersemiótica no campo do audiovisual. A audiodescrição, nesse contexto, é compreendida como dispositivo narrativo que exige sensibilidade estética e competência narrativa, interferindo diretamente na recepção da obra. Conclui-se que a audiodescrição pode contribuir de forma significativa para uma educação mais inclusiva e sensível às diferenças, desafiando as normas hegemônicas da visualidade e promovendo novos modos de ver, ouvir e sentir o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andrezza Kelly de Souza Vieira Bakker Castro, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Rúbia Kátia Azevedo Montenegro, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Veni Creator Christian University, Pesquisadora do PROALFA RN. Lattes:  https://lattes.cnpq.br/2568474697413840.

Publicado

2025-06-18

Cómo citar

Castro, A. K. de S. V. B., & Montenegro, R. K. A. (2025). REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE AUDIODESCRITIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3949–3966. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20013