REDES SOCIAIS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO: O PAPEL E INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL

Autores/as

  • Lucas dos Santos Renovato Centro Universitário Luterano de Manaus
  • Janderson Gabriel de Frota Januário Centro Universitário Luterano de Manaus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19982

Palabras clave:

Eleições Municipais. Redes Sociais. Propaganda Eleitoral. Lei 9.504/1997. Fake News. Processo Democrático.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar o papel e a influência das redes sociais no processo eleitoral das eleições municipais no Brasil, com ênfase nos impactos positivos e negativos que essas plataformas exercem sobre a dinâmica eleitoral. A pesquisa aborda como o avanço tecnológico e a popularização das redes sociais transformaram os meios de comunicação entre candidatos e eleitores, possibilitando maior alcance, interação direta e exposição de ideias, projetos e propostas. Ao mesmo tempo, destaca os desafios legais e sociais enfrentados, especialmente no tocante à propagação de Fake News, discursos de ódio e manipulações algorítmicas que comprometem a integridade do processo democrático. A análise se fundamenta na Lei nº 9.504/1997, que regula a propaganda eleitoral no Brasil, incluindo as normas específicas para a internet e redes sociais. Através de abordagem qualitativa, o estudo busca compreender os efeitos dessa nova realidade digital na construção da opinião pública e na igualdade de condições entre os candidatos durante o pleito municipal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas dos Santos Renovato, Centro Universitário Luterano de Manaus

Aluno Lucas dos Santos Renovato, Graduando do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA/Manaus, AM.

 

Janderson Gabriel de Frota Januário, Centro Universitário Luterano de Manaus

Professor. Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA/Manaus, AM.

 

 

Publicado

2025-06-14

Cómo citar

Renovato, L. dos S., & Januário, J. G. de F. (2025). REDES SOCIAIS NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO: O PAPEL E INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO PROCESSO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2934–2951. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19982