EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA E RESULTADOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19875

Palabras clave:

Educação. Sociologia da educação. Gestão democrática. Gestão por resultados.

Resumen

Este artigo analisa a relação entre concepções sociológicas da educação e os modelos contemporâneos de gestão escolar, com foco na tensão e nas possibilidades de integração entre a gestão democrática e a gestão orientada por resultados. Partindo das contribuições de autores como Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber, Pierre Bourdieu, Antonio Gramsci e Paulo Freire, a educação é discutida como prática social inserida em uma dinâmica contraditória: ora instrumento de emancipação, ora mecanismo de reprodução das desigualdades. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica crítica, visando compreender como diferentes correntes sociológicas interpretam o papel da escola e da gestão educacional na sociedade capitalista. A análise evidencia que a gestão democrática se ancora na participação coletiva e na construção autônoma do projeto pedagógico, enquanto a gestão por resultados enfatiza eficiência, metas e avaliações externas. Embora partam de pressupostos distintos, ambas as abordagens oferecem contribuições relevantes à melhoria da qualidade da educação pública. O estudo conclui que uma gestão integradora, capaz de articular escuta, deliberação coletiva e planejamento estratégico, representa uma alternativa viável para enfrentar os desafios atuais da escola pública brasileira. Superar dicotomias entre democracia e eficiência é essencial para garantir uma educação mais equitativa, crítica e comprometida com a formação integral dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarida Cavalcanti Pires, Christian Business School

Mestranda do Curso de Ciências da Educação. Christian Business School (CBS).

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Publicado

2025-06-13

Cómo citar

Pires, M. C., & Coutinho, D. J. G. (2025). EDUCAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS E DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA E RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2635–2651. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19875