USO DE TORNIQUETE TÁTICO EM HEMORRAGIA EXSANGUINANTE POR TRAUMA DE ALTA ENERGIA: RELATO DE CASO URBANO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19745

Palabras clave:

Torniquete tático. Hemorragia. Trauma. Fratura exposta. Atendimento pré-hospitalar. Controle da dor.

Resumen

O presente artigo apresenta o relato de um caso de trauma grave em ambiente urbano, ocorrido na cidade de Itapema, estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2020, em decorrência de colisão entre uma motocicleta e um poste de iluminação pública. A vítima sofreu fratura exposta de fêmur com lesão da artéria femoral, evoluindo com hemorragia Exsanguinante e perda estimada de aproximadamente 1,5 litro de sangue. A tentativa inicial de contenção do sangramento por meio de compressão direta, realizada por uma médica que se encontrava no local, mostrou-se ineficaz. Contudo, a aplicação de um torniquete tático por um agente de segurança pública previamente treinado obteve êxito no controle hemostático, além de proporcionar alívio imediato da dor referida pelo paciente. A vítima permaneceu consciente durante todo o atendimento pré-hospitalar e evoluiu com sobrevida. O caso em questão evidencia a relevância do uso precoce do torniquete tático em situações críticas de hemorragia no ambiente pré-hospitalar e suscita a hipótese de que sua aplicação imediata possa contribuir, adicionalmente, para o controle álgico e prevenção do choque neurogênico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deivid Ristow da Costa, Universidade Central do Paraguai

Policial Militar de Santa Catarina há 16 anos, lotado no município de Bombinhas. Graduando do curso de Medicina pela Universidade Central do Paraguai - UCP.  Membro Ativo da Liga Acadêmica de Medicina Militar da UCP. Tecnólogo em Segurança No Trânsito pela Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL. 

Publicado

2025-06-05

Cómo citar

Costa, D. R. da. (2025). USO DE TORNIQUETE TÁTICO EM HEMORRAGIA EXSANGUINANTE POR TRAUMA DE ALTA ENERGIA: RELATO DE CASO URBANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 949–954. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19745