UMA ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DAS PROPOSIÇÕES DA PLATAFORMA TIM TEC E A OFERTA DE CURSOS MOOCs PARA A QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Fabiana Soares Dos Santos Poschi Universidade Federal do Pampa
  • Sandra Dutra Piovesan Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1877

Palabras clave:

Vídeos Curstos. Profissionais da Educação. Propostas metodológicas. Cursos Online Aberto e Massivo.

Resumen

O estudo versa sobre a proposta da Plataforma TIM Tec para o desenvolvimento de MOOCs para uso de profissionais da educação. Apresenta por objetivo geral analisar as propostas metodológicas observadas na adoção da plataforma TIM Tec e uso de MOOCs como ferramenta de ensino. Destaca por objetivos específicos caracterizar MOOC; conhecer as possibilidades de linguagens utilizadas no MOOCs na Plataforma TIM Tec; apontar ferramentas adequadas ao processo de ensino via MOOCs no ambiente virtual TIM Tec; verificar as metodologias de ensino predominantes no ambiente de MOOCs/ TIM Tec; investigar as vantagens de uso do ambiente virtual TIM Tec para profissionais da educação. Quanto ao método o estudo utiliza de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa; do tipo descritivo-exploratório, partindo da análise da Plataforma TIM Tec, na realização do Curso MOOC novas formas de aprendizagem. O estudo conclui os MOOCs são modalidades de cursos online que suportam um número massivo de alunos, quebram barreiras geográficas. A oferta de MOOCs na plataforma TIM Tec é uma oportunidade de enriquecimento de aulas presenciais e de desenvolvimento de aulas e até mesmo de um curso completo na modalidade EAD. O uso do espaço tende a facilitar as tarefas dos docentes, considerando a interação entre outros aplicativos, programas e ambientes virtuais através de uso de links externos; e que o Instituto disponibiliza espaço para o desenvolvedor guardar conteúdos no formato de arquivos, ebooks, livros textos, vídeos e outros, fazendo uso de todos os tipos de linguagens (oral, escrita, simbólica, mista; formal e informal). Os docentes podem utilizar metodologia padrão, e outras, contudo a principal metodologia utilizada é a micro aprendizagem que envolve o uso de vídeos curtos.

Biografía del autor/a

Fabiana Soares Dos Santos Poschi, Universidade Federal do Pampa

Professora de Educação Infantil, séries iniciais e de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos EJA. Graduada em Letras/Espanhol e Respectivas Literaturas pelo Centro Universitário  da Região da Campanha -URCAMP, pós-graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, mestranda no Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino pela Universidade Federal do Pampa  -UNIPAMPA (Campus Bagé RS). Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6939-5133. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8577754176214206. Email: fabyysoares2014@gmail.com.

Sandra Dutra Piovesan, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Informática em Educação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2006), graduação em Programa Especial de Graduação e Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Maria, equivalente a Licenciatura em Computação (2012) , Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora na Universidade Federal do Pampa, curso de Engenharia de Computação e Mestrado em Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Formais e Autômatos, Educação à Distância, Informática na Educação e Ambientes Imersivos. Email: sandrapiovesan@gmail.com Fone: 053 999333630. https://orcid.org/0000-0002-3175-867X

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Poschi, F. S. D. S. ., & Piovesan, S. D. . (2021). UMA ANÁLISE DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DAS PROPOSIÇÕES DA PLATAFORMA TIM TEC E A OFERTA DE CURSOS MOOCs PARA A QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 168–186. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1877