RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PUBLICIDADE DE JOGOS DE AZAR NO BRASIL

Autores/as

  • Maria Luiza Sousa Santos Centro Universitário Santo Agostinho
  • Alisson Dias Gomes Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18712

Palabras clave:

Influenciadores Digitais. Jogos de Azar. Responsabilidade Civil.

Resumen

A publicidade realizada por influenciadores digitais tem um impacto significativo no comportamento do consumidor, especialmente no setor de jogos de azar. A popularização dessas práticas ocorreu, em grande parte, devido à massiva divulgação feita por esses criadores de conteúdo, que frequentemente prometem lucros rápidos e fáceis. No entanto, muitos consumidores, em sua grande maioria vulneráveis economicamente, acabam sendo levados a acreditar nessas promessas sem considerar os riscos envolvidos. A ausência de regulamentação específica sobre a publicidade desse setor permitiu que tais práticas proliferassem sem transparência, resultando em prejuízos financeiros e psicológicos para os consumidores. Este artigo analisa a responsabilidade civil dos influenciadores na promoção de jogos de azar, destacando a necessidade de regulamentação para garantir maior proteção ao consumidor. A pesquisa tem como fundamento metodológico a revisão bibliográfica e pesquisa documental, demonstra como a falta de normas claras contribui para a disseminação de publicidade enganosa. Conclui-se que a criação de diretrizes específicas para publicidade digital é essencial para coibir abusos e garantir um ambiente mais seguro.

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Biografía del autor/a

Maria Luiza Sousa Santos, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente do Curso de Direito do UNIFSA, Centro Universitário Santo Agostinho.

Alisson Dias Gomes, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientador e Professor Doutor do Curso de Direito do UNIFSA,Centro Universitário Santo Agostinho.

Publicado

2025-04-10

Cómo citar

Santos, M. L. S., & Gomes, A. D. (2025). RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PUBLICIDADE DE JOGOS DE AZAR NO BRASIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1397–1414. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18712