EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18207Palabras clave:
Educação Inclusiva. Educação Especial. Desafios. Diversidade. Inclusão.Resumen
Este artigo traz informações sobre a educação inclusiva, nunca se ouviu falar tanto sobre o tema como atualmente e não é para menos, já que o assunto possui grande importância e merece ser discutido. A pesquisa desse artigo é bibliográfica e exploratória, uma reflexão sobre a educação inclusiva e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na sociedade e escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Trouxemos informações para entender quais são as políticas públicas que falam sobre a educação inclusiva, procuramos levantar discussões teóricas sobre a função da escola e o papel do professor frente à educação inclusiva. O artigo traz reflexões sobre a necessidade de se compreender o que de fato é a inclusão e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Discute a necessidade do compromisso governamental no sentido de efetivar investimentos que contribuam para a implementação das ações educacionais necessárias para uma verdadeira inclusão. O assunto não é exclusivo, contudo, é bastante relevante para a comunidade escolar e a sociedade como um todo, o tema precisa de estudos que visem buscar garantia de que melhorias irão acontecer na prática, e direitos irão ser atendidos. Conclui-se que educação inclusiva, deve ser vista como uma oportunidade de inserir os alunos de forma igualitária nas instituições de ensino, sendo preciso uma rede de apoio, como pais, docentes que estão em contato direto com os alunos, gestores, governantes e instituições filantrópicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY