INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17747Palabras clave:
Neurociência. Educação. Tecnologia. Ensino-aprendizagem. Inclusão educacional.Resumen
O estudo investigou como os conhecimentos da neurociência podem ser integrados às tecnologias educacionais para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral foi analisar as contribuições da neurociência para a criação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar, mediadas por recursos tecnológicos. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, baseada em artigos científicos, livros e anais de congressos publicados nos últimos anos, com enfoque na análise qualitativa das interseções entre os temas abordados. No desenvolvimento, exploraram-se os principais conceitos da neurociência aplicados à educação, como atenção, memória e motivação, e suas conexões com as tecnologias educacionais, como plataformas digitais e aplicativos de aprendizado adaptativo. Também foram discutidos os desafios relacionados à formação docente e às questões éticas no uso de tecnologias no ambiente escolar. A análise apontou que a integração entre neurociência e tecnologia pode tornar o ensino adaptado às diversidades cognitivas dos alunos, contribuindo para a inclusão educacional. Nas considerações finais, concluiu-se que essa interação apresenta potencial para transformar a prática pedagógica, mas exige investimentos em formação docente e desenvolvimento de políticas educacionais que assegurem a aplicação eficaz e ética dessas ferramentas. A necessidade de estudos complementares foi ressaltada em contextos escolares diversos, para ampliar as possibilidades de uso prático das interfaces analisadas.
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