INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA

Autores/as

  • Vanessa Nogueira da Silva MUST
  • Ana Paula de Jesus Silva MUST
  • Isabel Martins Nery MUST
  • Janeydes Alves Pereira Gaspar MUST
  • Natália Cristine da Silva Jaques MUST
  • Ricardo Gomes da Silva MUST
  • Rhuana Carla Mauri Zeferino FICS
  • Susana Felix Paes Corrêa Leite UNIDON

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17747

Palabras clave:

Neurociência. Educação. Tecnologia. Ensino-aprendizagem. Inclusão educacional.

Resumen

O estudo investigou como os conhecimentos da neurociência podem ser integrados às tecnologias educacionais para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. O objetivo geral foi analisar as contribuições da neurociência para a criação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar, mediadas por recursos tecnológicos. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, baseada em artigos científicos, livros e anais de congressos publicados nos últimos anos, com enfoque na análise qualitativa das interseções entre os temas abordados. No desenvolvimento, exploraram-se os principais conceitos da neurociência aplicados à educação, como atenção, memória e motivação, e suas conexões com as tecnologias educacionais, como plataformas digitais e aplicativos de aprendizado adaptativo. Também foram discutidos os desafios relacionados à formação docente e às questões éticas no uso de tecnologias no ambiente escolar. A análise apontou que a integração entre neurociência e tecnologia pode tornar o ensino adaptado às diversidades cognitivas dos alunos, contribuindo para a inclusão educacional. Nas considerações finais, concluiu-se que essa interação apresenta potencial para transformar a prática pedagógica, mas exige investimentos em formação docente e desenvolvimento de políticas educacionais que assegurem a aplicação eficaz e ética dessas ferramentas. A necessidade de estudos complementares foi ressaltada em contextos escolares diversos, para ampliar as possibilidades de uso prático das interfaces analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Nogueira da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ana Paula de Jesus Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Isabel Martins Nery, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janeydes Alves Pereira Gaspar, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Natália Cristine da Silva Jaques, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ricardo Gomes da Silva, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rhuana Carla Mauri Zeferino, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Susana Felix Paes Corrêa Leite, UNIDON

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Centro Universitário Don Domênico (UNIDON).

Publicado

2024-12-24

Cómo citar

Silva, V. N. da, Silva, A. P. de J., Nery, I. M., Gaspar, J. A. P., Jaques, N. C. da S., Silva, R. G. da, … Leite, S. F. P. C. (2024). INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA EDUCACIONAL E TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(12), 3894–3899. https://doi.org/10.51891/rease.v10i12.17747