O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Denise Cabral Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales
  • Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales
  • Adriana Lisboa Martins Simonassi MUST
  • Aline Paula Borré MUST
  • Darlene Mamede de Oliveira UNEATLÁNTICO
  • Janete Sousa Lopes Rodrigues Universidade Nacional de Rosário

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17164

Palabras clave:

Ferramentas digitais. Educação infantil. Desenvolvimento cognitivo. Mediação pedagógica. Formação de educadores.

Resumen

Este estudo abordou o problema da eficácia das ferramentas digitais no desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil. O objetivo geral foi investigar como essas tecnologias poderiam ser utilizadas para promover habilidades cognitivas, como atenção, criatividade e resolução de problemas. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica, que analisou fontes relevantes sobre o uso de ferramentas digitais na educação. Os resultados indicaram que a integração de tecnologias digitais no ambiente educacional gerou melhorias significativas na atenção e no envolvimento dos alunos. A pesquisa também revelou que a função do educador na mediação do uso das ferramentas digitais foi fundamental, destacando a necessidade de formação contínua para que os professores pudessem guiar as crianças na utilização adequada dessas tecnologias. A análise sugeriu que as ferramentas digitais, ao proporcionarem experiências interativas, contribuíram para um aprendizado  eficaz e atraente. As considerações finais apontaram a importância de continuar as investigações sobre a eficácia de diferentes ferramentas e a necessidade de adaptar as tecnologias às especificidades do público infantil. Em suma, o estudo evidenciou que o uso de ferramentas digitais pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo das crianças, mas a mediação adequada e a formação dos educadores são essenciais para o sucesso dessa prática.

Biografía del autor/a

Denise Cabral, Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales

Mestra em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales (FICS)

Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini, Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales

Mestranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias  Sociales (FICS)

Adriana Lisboa Martins Simonassi, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

Aline Paula Borré, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST)

Darlene Mamede de Oliveira, UNEATLÁNTICO

Máster en Educación especializada em las TIC em la Educación. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO)

Janete Sousa Lopes Rodrigues, Universidade Nacional de Rosário

Doutoranda em Educação. Universidade Nacional de Rosário.

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Cabral, D., Cherubini, A. de O. R. dos S., Simonassi, A. L. M., Borré, A. P., Oliveira, D. M. de, & Rodrigues, J. S. L. (2024). O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5850–5862. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17164