DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AVALIAÇÕES INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Telma Lustosa Silva Santana Universidade Autônoma de Assunção
  • Aline Paula Borré MUST
  • Cristiane da Silva Reis Gondim Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Lourdes Miranda Marino MUST
  • Ludimila Fernandes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Welington José Rosa Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17159

Palabras clave:

Formação docente. Avaliação inclusiva. Políticas públicas. Educação básica. Deficiência.

Resumen

Este estudo investigou os desafios enfrentados na formação de professores para avaliações inclusivas na educação básica. O problema central abordou a falta de preparo dos docentes para lidar com as necessidades de alunos com deficiência e a eficácia das políticas públicas voltadas à educação inclusiva. O objetivo geral foi identificar os principais desafios da formação docente para a implementação de avaliações inclusivas, buscando compreender a relação entre as políticas públicas e as práticas de avaliação nas escolas. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com análise de estudos e pesquisas anteriores sobre o tema. Os resultados indicaram que a formação inicial dos professores muitas vezes não prepara os docentes para aplicar avaliações inclusivas, sendo necessária uma formação continuada. Além disso, observou-se que, embora as políticas públicas tenham avançado no reconhecimento da educação inclusiva, sua aplicação nas práticas de avaliação ainda enfrenta dificuldades, como a resistência dos professores e a falta de recursos adequados. A análise mostrou que a combinação de políticas públicas, formação continuada e apoio institucional é essencial para a efetividade das avaliações inclusivas. As considerações finais apontaram para a necessidade de mais estudos que investiguem o impacto das políticas educacionais inclusivas nas práticas avaliativas e como as escolas podem melhorar a formação dos docentes.

Biografía del autor/a

Telma Lustosa Silva Santana, Universidade Autônoma de Assunção

Mestranda em Ciências da Educação. Universidade Autônoma de Assunção (UAA).

Aline Paula Borré, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Cristiane da Silva Reis Gondim, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Lourdes Miranda Marino, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Must University (MUST).

Ludimila Fernandes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Welington José Rosa Silva, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-11-23

Cómo citar

Santana, T. L. S., Borré, A. P., Gondim, C. da S. R., Marino, L. M., Silva, L. F. da, & Silva, W. J. R. (2024). DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AVALIAÇÕES INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 5933–5946. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17159