CUIDADO À PESSOA IDOSA NO PRÉ-MORTE: PROCEDIMENTOS E DESAFIOS PARA A ENFERMAGEM

Autores/as

  • Simone Rachel Carneiro de Moraes FACISA
  • Ana Kelly dos Santos Araújo FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16996

Palabras clave:

Saúde. Terceira Idade. Estado Terminal.

Resumen

Esse estudo versa sobre o cuidado aos idosos no período pré-morte, considerando que se trata de uma fase crítica e demanda atenção especializada e sensibilidade por parte dos profissionais de enfermagem. Durante este estágio, os idosos frequentemente enfrentam uma série de desafios físicos, emocionais e espirituais, onde o profissional de saúde que os assistindo estejam preparados para ofertar uma assistência clínica e humana.  Neste contexto, pergunta-se: quais são os desafios e estratégias que o profissional de Enfermagem precisa lidar para ofertar um atendimento em saúde com diferencial de qualidade? Deste modo, o objetivo geral buscou analisar os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos profissionais de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa idosa durante o período pré-morte. Seus os objetivos específicos visaram dissertar sobre contexto histórico dos avanços do cuidado em saúde para pessoas idosas; descrever os desafios mais comuns enfrentados pelos profissionais de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa idosa durante o período pré-morte e compreender as principais estratégias adotadas por estes profissionais para lidar com tais desafios. Sua metodologia foi a abordagem qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas as seguintes bases de dados como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus e MEDLINE, com publicações nos últimos dez anos. Os resultados encontrados apontam para a relevância do papel do enfermeiro bem preparado e qualificado que impacta significativamente na qualidade dos cuidados prestados aos idosos no final da vida, bem como apontam para a necessidade de formulação de políticas e práticas de saúde relacionadas ao cuidado pré-morte e melhorias nas condições de trabalho dos enfermeiros e na qualidade do atendimento prestado.

Biografía del autor/a

Simone Rachel Carneiro de Moraes, FACISA

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju (BA). 

Ana Kelly dos Santos Araújo, FACISA

Mestre em enfermagem e Especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Emanuel Vieira Pinto, FACISA

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015). Docente na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas.

Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Moraes, S. R. C. de, Araújo, A. K. dos S., & Pinto, E. V. (2024). CUIDADO À PESSOA IDOSA NO PRÉ-MORTE: PROCEDIMENTOS E DESAFIOS PARA A ENFERMAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6335–6349. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16996