REGULAÇÃO EMOCIONAL ASSOCIADA À CIRURGIA BARIÁTRICA

Autores/as

  • Nathália Silva Castelo Branco Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá
  • Hélio Marco Pereira Lopes Júnior Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16539

Palabras clave:

Obesidade. Cirurgia bariátrica. Regulação emocional. Terapia Cognitivo-Comportamental.

Resumen

O Ministério da Saúde reconhece a obesidade como um problema de saúde pública e alerta ser um fator de risco para outras enfermidades. Nesse contexto, a cirurgia bariátrica aparece como uma opção de tratamento para indivíduos que tentaram a perda de peso a partir de tratamentos conservadores e não obtiveram sucesso. A literatura sugere que em pessoas obesas os problemas de comportamento alimentar são por vezes baseados no uso de estratégias de regulação emocional desadaptativas para lidar com tais emoções. O presente artigo tem como objetivo investigar o potencial da psicoterapia, principalmente o método da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), no amparo e otimização da regulação emocional aos pacientes durante os períodos de pré e pós-operatório. Foi utilizada a metodologia de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica de literatura, as bases de dados selecionadas para esta pesquisa foram o PubMed, Brasil Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com intuito de agregar uma visão abrangente e contextualizada sobre o tema. Os resultados evidenciam que as técnicas adaptativas de Regulação Emocional contribuem positivamente para uma melhor recuperação dos indivíduos e possibilitam um papel ativo e eficaz do psicólogo frente ao processo psicoterápico em sujeitos que buscam a saúde mental além do emagrecimento.

Biografía del autor/a

Nathália Silva Castelo Branco, Faculdade Mauá

Graduanda de Psicologia no 10º semestre pela Faculdade Mauá de Goiás. 

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Orientador no curso de Psicologia pela Faculdade Mauá de Goiás.  Mestre em Educação pela UGF- Universidade Gama Filho. Professor da Faculdade Mauá de Goiás.

Hélio Marco Pereira Lopes Júnior, Faculdade Mauá

Coorientador e Professor no curso de Psicologia pela Faculdade Mauá de Goiás. Enfermeiro. Mestre pela Universidade de Brasília.

Publicado

2024-11-07

Cómo citar

Branco, N. S. C., Mendonça, F. C., & Lopes Júnior, H. M. P. (2024). REGULAÇÃO EMOCIONAL ASSOCIADA À CIRURGIA BARIÁTRICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1419–1434. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16539