ADOECIMENTO MENTAL EM UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16482Palabras clave:
Alunos. Adoecimento Mental. Universitários.Resumen
INTRODUÇÃO: A vida social moderna e o imediatismo não oportuniza a reflexão para pensar na grandeza de conseguirmos sobreviver a tantas obrigações, compromissos, deveres e tarefas a realizar, este estudo trata sobre O adoecimento mental de alunos Maria e consiste em uma análise das dificuldades enfrentadas pelos alunos para concluir um curso superior, associado a intensa elevação do sofrimento mental desses alunos. OBJETIVO: Analisar os motivos que levam ao adoecimento mental em universitários. METODOLOGIA: A pesquisa tratou de uma revisão integrativa da literatura, baseada na seguinte questão norteadora: quais motivos levaram ao adoecimento mental em universitários? A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2024, utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Foram utilizados como descritores em ciências da saúde (DeCS): alunos, adoecimento mental e universitários, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão adotados foram artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, disponíveis em português de forma gratuita, que abordassem a temática e estivessem disponíveis na íntegra. Foram excluídos artigos duplicados, em espanhol, inglês, monografias, artigos incompletos, dissertações e aqueles que não se alinhavam à proposta do projeto. Os dados foram apresentados por meio de quadros e tabelas e confrontados conforme a literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a universidade é um fator significativo no adoecimento dos estudantes, com 23,8% relatando transtornos mentais, como ansiedade e depressão, antes de ingressar. Universitários com diagnóstico clínico enfrentam dificuldades nas habilidades sociais, resultando em sentimentos negativos. A ansiedade, impulsionada por fatores estressores, compromete o desempenho acadêmico, e a pressão do ambiente universitário pode levar ao abandono do curso. O uso de substâncias como psicoestimulantes e cannabis é comum, com usuários apresentando maior incidência de problemas sociais e transtornos mentais, além de riscos de desenvolver sintomas psicóticos. CONCLUSÃO: A saúde mental dos estudantes universitários é preocupante, com altos índices de ansiedade e depressão, exacerbados pela pressão acadêmica e pelo uso de substâncias como estimulantes e cannabis. O suporte psicológico e o desenvolvimento de habilidades sociais são essenciais para melhorar esse cenário.
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