ADOECIMENTO MENTAL EM UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Romeria Davina Vieira Veras Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Andrea Pereira de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Janaína Costa de Souza Damascena Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16482

Palabras clave:

Alunos. Adoecimento Mental. Universitários.

Resumen

INTRODUÇÃO: A vida social moderna e o imediatismo não oportuniza a reflexão para pensar na grandeza de conseguirmos sobreviver a tantas obrigações, compromissos, deveres e tarefas a realizar, este estudo trata sobre O adoecimento mental de alunos Maria e consiste em uma análise das dificuldades enfrentadas pelos alunos para concluir um curso superior, associado a intensa elevação do sofrimento mental desses alunos. OBJETIVO: Analisar os motivos que levam ao adoecimento mental em universitários. METODOLOGIA: A pesquisa tratou de uma revisão integrativa da literatura, baseada na seguinte questão norteadora: quais motivos levaram ao adoecimento mental em universitários? A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2024, utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), incluindo as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Foram utilizados como descritores em ciências da saúde (DeCS): alunos, adoecimento mental e universitários, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão adotados foram artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, disponíveis em português de forma gratuita, que abordassem a temática e estivessem disponíveis na íntegra. Foram excluídos artigos duplicados, em espanhol, inglês, monografias, artigos incompletos, dissertações e aqueles que não se alinhavam à proposta do projeto. Os dados foram apresentados por meio de quadros e tabelas e confrontados conforme a literatura. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a universidade é um fator significativo no adoecimento dos estudantes, com 23,8% relatando transtornos mentais, como ansiedade e depressão, antes de ingressar. Universitários com diagnóstico clínico enfrentam dificuldades nas habilidades sociais, resultando em sentimentos negativos. A ansiedade, impulsionada por fatores estressores, compromete o desempenho acadêmico, e a pressão do ambiente universitário pode levar ao abandono do curso. O uso de substâncias como psicoestimulantes e cannabis é comum, com usuários apresentando maior incidência de problemas sociais e transtornos mentais, além de riscos de desenvolver sintomas psicóticos. CONCLUSÃO: A saúde mental dos estudantes universitários é preocupante, com altos índices de ansiedade e depressão, exacerbados pela pressão acadêmica e pelo uso de substâncias como estimulantes e cannabis. O suporte psicológico e o desenvolvimento de habilidades sociais são essenciais para melhorar esse cenário.

Biografía del autor/a

Romeria Davina Vieira Veras, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo centro Universitário Santa Maria.

Maria Andrea Pereira de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo centro Universitário Santa Maria.

Janaína Costa de Souza Damascena, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda de enfermagem pelo centro Universitário Santa Maria.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira mestre formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.  

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.  

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Publicado

2024-11-01

Cómo citar

Veras, R. D. V., Souza, M. A. P. de, Damascena, J. C. de S., Oliveira, G. S., Souza, A. C. de, & Medeiros, R. L. S. F. M. de. (2024). ADOECIMENTO MENTAL EM UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 316–325. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16482