A TRANSFORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Andréa Paula Passamani Faculdades Integradas de Jacarepaguá
  • Alcione Supeletto Vicentini Fatesf
  • Eliane Salvador Callegario Fatesf
  • Isac Piovezan Careta FATESF
  • Marlúcia Alves da Silva MUST
  • Silvania Micênio de Oliveira Marinho FACEL
  • Vanessa Brioli Diirr Fia MUST
  • Vanessa Martins Bravin Crivelari FETREMIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16394

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Currículo escolar. Aprendizagem. Inclusão digital, Educação.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da inclusão das tecnologias digitais na transformação do currículo escolar e no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica baseada em publicações acadêmicas recentes, com foco em estudos disponíveis nas bases de dados CAPES, SciELO, Google Acadêmico e outras fontes confiáveis. Os recursos selecionados abordam as principais mudanças educativas provocadas pelas tecnologias digitais, tais como a personalização do ensino, o aumento do envolvimento dos alunos e o desenvolvimento de competências digitais. Além disso, o estudo aborda os desafios restantes para garantir a implementação eficaz das tecnologias, como a formação de professores, a falta de infraestruturas dedicadas e a equidade no acesso aos recursos digitais. A pesquisa conclui que, apesar dos entraves, a inclusão das tecnologias nos currículos escolares tem potencial para transformar a educação e preparar os alunos para os desafios do século XXI, desde que aliada a políticas públicas abrangentes e a um planejamento educacionalmente consciente.

Biografía del autor/a

Andréa Paula Passamani, Faculdades Integradas de Jacarepaguá

Especialista em Educação Ambiental. Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Alcione Supeletto Vicentini, Fatesf

Especialista em Educação Infantil  e Séries Iniciais. Faculdade de Tecnologia São Francisco (Fatesf).

Eliane Salvador Callegario, Fatesf

Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais. Faculdade de Tecnologia São Francisco (Fatesf).

Isac Piovezan Careta, FATESF

Especialista em Língua Portuguesa. Faculdade de Tecnologia São Francisco (FATESF).

Marlúcia Alves da Silva, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. Must University (MUST).

Silvania Micênio de Oliveira Marinho, FACEL

Especialista em Alfabetização e Letramento. Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL).

Vanessa Brioli Diirr Fia, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação. Must University (MUST).

Vanessa Martins Bravin Crivelari, FETREMIS

Especialista em Arte em Educação. Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira (FETREMIS).

Publicado

2024-10-24

Cómo citar

Passamani, A. P., Vicentini, A. S., Callegario, E. S., Careta, I. P., Silva, M. A. da, Marinho, S. M. de O., … Crivelari, V. M. B. (2024). A TRANSFORMAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR COM A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 4189–4208. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16394