CONTRIBUTOS DA PSICANÁLISE À UNIVERSIDADE: ASPECTOS PSICODINÂMICOS DAS COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.16257Palabras clave:
Ensino superior. Competências transversais. Psicanálise. Universidade. Desejo. Transferência.Resumen
Há, no ensino superior, assim como na educação de modo geral, um mal-estar, refletido na inquietação, frustração ou desânimo por parte de educadores e educandos, que tendem a dirigir a culpa, de tal situação, um para o outro. A proposta deste trabalho atentou para o fenômeno psicodinâmico das competências transversais em Instituição de Ensino Superior – IES. Este artigo tem como objetivo tecer interlocução entre psicanálise e universidade ao discutir a implementação de elementos da teoria psicanalítica como aportes teóricos que possibilitam apropriação de competências transversais. Para tanto, mostra-se como vários desdobramentos práticos daqueles possíveis suportes que já são de conhecimento da pedagogia, mais especificamente de Paulo Freire. Com a referência a conceitos de Freud e Lacan, como os de “desejo”, “sujeito-suposto-saber” e, principalmente, de “transferência”. Focando, assim, nas questões intrassubjetivas, realiza-se uma leitura sobre as questões transferenciais e didáticas. Para sustentar a presente discussão, propõe-se uma incursão à psicanálise. Dessa forma, o indivíduo destaca-se pela sua capacidade de transpor os conhecimentos adquiridos em um determinado contexto de formação profissional para novas realidades, quase sempre imprevisíveis. Essa capacidade de lidar com estas novas situações comuns hoje no mundo do trabalho pode ser definida como competência na educação contemporânea.
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