CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA EM ADULTOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores/as

  • Camila Nunes Freitas Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • Paula Oliveira Silva FCMSC-SP
  • Silvia Helena Modenesi Pucci Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15953

Palabras clave:

Terapia Cognitivo-Comportamental. Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Resumen

Objetivos: Este trabalho teve como objetivos reconhecer as contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento dos sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) na população adulta, identificar os instrumentos de avaliação mais utilizados pela TCC padrão para determinar a presença ou a gravidade do transtorno e as técnicas mais frequentemente utilizadas no tratamento do TAG em adultos. Método: Realizou-se uma revisão integrativa de literatura através das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) dos últimos 5 anos. Resultados: Nove ensaios clínicos randomizados indicaram que o tratamento com a TCC padrão está associado a uma redução significativa dos sintomas do TAG. A análise dos ensaios clínicos mostrou que os instrumentos de avaliação mais utilizados pela TCC para determinar a presença ou a gravidade do TAG foram: a Entrevista Clínica Estruturada para DSM (SCID), a Escala de 7 itens para Transtorno de Ansiedade Generalizada (GAD-7) e o Penn State Worry Questionnaire (PSWQ). A psicoeducação, a reestruturação cognitiva, a exposição e o relaxamento foram as técnicas da TCC mais utilizadas no tratamento do TAG em adultos. Conclusão: O presente trabalho demonstrou que a TCC padrão contribui de forma efetiva para o tratamento de TAG.  

Biografía del autor/a

Camila Nunes Freitas, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em Saúde e Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Paula Oliveira Silva, FCMSC-SP

Mestre em Ciências da Saúde pela FCMSC-SP (2016), formação em terapia com enfoque na sexualidade pelo INPASEX e em Terapia do Esquema pela Wainer (2018). Instrutora de Mindfulness pelo IPQ-HCFMUSP em 2020. Psicóloga clínica (UNISA 2004) certificada pela Federação Brasileira de Terapia cognitivo (FBTC, com 19 de experiência atuando principalmente em saúde mental, sexualidade, adolescência e adultos. Docente de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA, em diversas disciplinas, Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde e na Saúde Mental - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

CV lattes: https://lattes.cnpq.br/5285018332959167.

Silvia Helena Modenesi Pucci, Universidade do Minho

Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho, UMINHO - Portugal (com revalidação pela Universidade de Campinas / UNICAMP, setor Medicina - Brasil). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica - UNIFESP. Especialista em Psico-Oncologia pelo Hospital do Câncer/ SP, Especialista em Dependência Química (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP) e, Especialista em Promoção e Prevenção à Saúde em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (UNIFESP). Supervisora, Docente e Orientadora do curso de Psicologia na Universidade Santo Amaro / UNISA - Brasil; Membro do Programa de Apoio Psicológico da UNISA (PAPU), Coordenadora do Programa de Saúde Mental Unisa (PSMU) e Membro do Comitê de Ética Institucional. Supervisora e Docente Convidada do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitiva Comportamental com Ênfase na Saúde da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo. Revisora de artigos Nacionais e Internacionais. CV lattes: http://lattes.cnoq.br/0913875901013757

 

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Freitas, C. N., Silva, P. O., & Pucci, S. H. M. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA EM ADULTOS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 1027–1050. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.15953