APLICAÇÃO ORÇAMENTÁRIA x IDEB: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15872Palabras clave:
Aplicação orçamentária. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Infraestrutura escolar. Formação docente. Gestão escolar eficiente.Resumen
Este artigo é um recorte da dissertação intitulada "A aplicação orçamentária nas unidades escolares em Goiás e seus efeitos no IDEB". O objetivo é através do estado de arte descrever o conhecimento científico atual sobre a relação entre a aplicação orçamentária nas escolas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mapeando e descrevendo as instruções de outras pesquisas sobre o assunto, destacando os principais aspectos abordados. O corte cronológico adotado é o período de 2015 a 2023, que inclui a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Após consulta aos principais sites de armazenamento de material científico, foram selecionados 15 estudos relevantes de um universo de 35 documentos. Lança mãos dos estudos de Torres e Palhares (2014, Ferreira (2002), Gil (2008) para compor ser quadro referencial. O artigo demonstra que a aplicação orçamentária nas escolas, aliada a fatores como infraestrutura, formação docente e gestão eficiente, desempenha um papel significativo na melhoria do IDEB e na qualidade da educação básica no Brasil.
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