POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores/as

  • Iara Balbina Oliveira Bahia Educaler University
  • Elias Alves da Silva Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15609

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista (TEA). Políticas Públicas. Inclusão escolar.

Resumen

Este escrito tem como objetivo analisar as políticas públicas brasileiras direcionadas para a educação especial, com foco na inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão educacional, amparada pela legislação nacional, visa defender que independentemente de suas necessidades especiais, todas as crianças têm direito a uma educação de qualidade e oportunidades iguais de desenvolvimento. É sabido que a inclusão escolar de crianças com TEA não restringe apenas o acesso ao ambiente escolar, mas também envolve o suporte especializado, adaptação curricular, além do preparo dos docentes para lidar com as especificidades do transtorno do espectro autista. A metodologia adotada neste estudo é qualitativa, sendo fundamentada em uma revisão bibliográfica e documental. Foram analisados artigos científicos, teses, monografias, assim como documentos oficiais, legislações e diretrizes educacionais do governo brasileiro. Essas bases de dados foram coletadas através do Google acadêmico e Scielo. Os resultados indicam que mesmo com o avanço significativo das políticas públicas brasileiras para garantir a inclusão escolar de crianças com autismo, os desafios ainda existem.  Entre eles, ressalta-se a necessidade de uma formação continuada e especializada para docentes, disponibilidade de recursos pedagógicos que atendam às necessidades desses educandos, além de adaptação adequada do currículo escolar. Deste modo, conclui-se que para a inclusão escolar de crianças com autismo seja realmente satisfatória, é primordial um compromisso contínuo com o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que promovam a integração, plena inclusão e valorização dessas crianças no âmbito escolar.

Biografía del autor/a

Iara Balbina Oliveira Bahia, Educaler University

Mestranda em Ciências da Educação pela Educaler University. Pós-graduação em Docência da Educação Básica em Língua Portuguesa pela FASB (Faculdade do Sertão Baiano. Graduação em Letras Vernáculas pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia)

Elias Alves da Silva, Educaler University

Professor orientador: Doutor em Ciências da Educação, Educaler University.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Bahia, I. B. O., & Silva, E. A. da. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1642–1654. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15609