DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15604

Palabras clave:

Educação Sexual. Sexualidade nas Escolas. Formação de Professores. Estudantes.

Resumen

A adolescência é um período crucial de desenvolvimento, onde a educação sexual desempenha um papel fundamental. No entanto, há desafios na abordagem dessa temática, incluindo tabus familiares e falta de preparo dos educadores. Este estudo tem como objetivo compreender as implicações de instruções sobre sexualidade nas escolas, explorar os elementos relacionados a esse contexto e apresentar uma visão abrangente sobre o tema. A metodologia empregada consistiu em uma revisão de literatura em base de dados, selecionando nove artigos entre 2019 e 2021 para análise. Esse processo envolveu uma etapa de pré-análise, seguida pela exploração minuciosa dos materiais e o tratamento dos resultados obtidos. Com o resultado da pesquisa, notou-se que a ausência de uma abordagem abrangente da educação sexual nas escolas revela lacunas na preparação dos educadores e na estrutura curricular, refletindo desafios na promoção de uma saúde sexual e reprodutiva adequada entre os adolescentes. Concluiu-se então que a educação sexual enfrenta desafios em diversos contextos, como a falta de diálogo entre pais e filhos, a escassez de tempo dedicado ao tema nas escolas e a pouca procura por orientação sexual na área da saúde. Essas lacunas ressaltam a urgência de espaços de discussão e orientação para melhorar a qualidade de vida dos adolescentes e suas famílias.

Biografía del autor/a

Beatriz Carneiro Pereira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Ana Claudia Santos Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Bianca Andrade Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Harumy Nischiuchi Rocha Lima Bastos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Iris Victoria dos Santos Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Joanne Mara Costa de Lima Mota, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Natália de Jesus Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Marcio Costa de  Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Pereira, B. C., Araújo, A. C. S., Santana, B. A., Bastos, H. N. R. L., Souza, I. V. dos S., Mota, J. M. C. de L., … Souza,M.C.de . (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1752–1765. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15604