MEI - FATOR DE REDUÇÃO DA INFORMALIDADE DOS MICROEMPREENDEDORES

Autores/as

  • Aluizio Ferreira de Oliveira Junior Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Keliane de Melo Ramalho Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15402

Palabras clave:

Microempreendedor Individual. Informalidade. MEI.

Resumen

O presente artigo tem como propósito analisar o impacto do MEI na redução da informalidade entre os microempreendedores, destacando suas principais características e benefícios. Teve como objetivo geral analisar como a criação do Microempreendedor Individual (MEI) contribuiu para a redução da informalidade entre os microempreendedores no Brasil. A pesquisa se justifica pela relevância e atualidade do assunto no contexto econômico e social brasileiro. O presente trabalho foi elaborado envolvendo uma pesquisa bibliográfica, e a obtenção dos dados foi realizada através de consulta de publicações de artigos na área de microempreendedor individual, e sucedida por leitura crítica dos artigos selecionado, verificando os dados obtidos através do acervo publicado na plataforma do Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL). Por intermédio deste estudo pôde-se perceber a importância significativa do MEI na redução da informalidade entre os microempreendedores no Brasil. Desde sua implementação, tem proporcionado uma alternativa viável para a formalização de pequenos negócios, oferecendo benefícios como acesso a crédito, cobertura previdenciária e a possibilidade de emitir notas fiscais.

Biografía del autor/a

Aluizio Ferreira de Oliveira Junior, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Graduando em Ciências Contábeis, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Keliane de Melo Ramalho, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Professora orientadora do curso em Ciências Contábeis, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Publicado

2024-09-03

Cómo citar

Oliveira Junior, A. F. de, & Ramalho, K. de M. (2024). MEI - FATOR DE REDUÇÃO DA INFORMALIDADE DOS MICROEMPREENDEDORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 435–445. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15402