NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL: ABORDAGENS E DESAFIOS PARA O ENSINO MODERNO

Autores/as

  • Jaqueline Maria Romão de Araújo Brito Miami University of Science and Technology
  • Elisângela Dias Brugnera Universidade Feevale
  • Zenaide Araújo da Silva Miami University of Science and Technology
  • Enith Romão de Araújo Miami University of Science and Technology
  • Eliane Romão de Araújo Domingos Miami University of Science and Technology
  • Maria Angélica Dornelles Dias Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15064

Palabras clave:

Integração tecnológica. Neurociência educacional. Práticas pedagógicas. Aprendizagem adaptativa.

Resumen

Este estudo explorou a integração de tecnologias educacionais no contexto da neurociência para melhorar as práticas pedagógicas e potencializar a aprendizagem. O objetivo principal foi investigar como o uso de tecnologias inovadoras, apoiadas pelos avanços em neurociência, pode enriquecer a experiência educacional e torná-la mais adaptativa e inclusiva. A metodologia adotada envolveu uma pesquisa bibliográfica, conforme os parâmetros estabelecidos por Cervo e Bervian (2002), focando na análise de literatura científica que discute a convergência entre tecnologia, educação e neurociência. Autores chave como Vygotsky (1989), Vandervert (2017), e Vasconcellos (2021) forneceram entendimentos sobre a importância da mediação social no aprendizado e as contribuições da neurociência para entender a funcionalidade cerebral no contexto educacional. O estudo destacou que a incorporação consciente de recursos tecnológicos, quando alinhada ao entendimento neurocientífico, facilita práticas educativas que respondem melhor às necessidades dos alunos. A análise revelou que tais práticas não só aumentam o engajamento e a participação dos alunos, mas também promovem uma aprendizagem mais profunda e significativa. Em conclusão, o artigo sublinha a necessidade de uma abordagem educacional que integre tecnologia e neurociência de forma sinérgica, sugerindo que tal integração é crucial para o desenvolvimento de um ambiente educacional mais eficaz e inclusivo.

Biografía del autor/a

Jaqueline Maria Romão de Araújo Brito, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Elisângela Dias Brugnera, Universidade Feevale

Pós-Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (FEEVALE)

Zenaide Araújo da Silva, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Enith Romão de Araújo, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Eliane Romão de Araújo Domingos, Miami University of Science and Technology

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Maria Angélica Dornelles Dias, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Brito, J. M. R. de A., Brugnera, E. D., Silva, Z. A. da, Araújo, E. R. de, Domingos, E. R. de A., & Dias, M. A. D. (2024). NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL: ABORDAGENS E DESAFIOS PARA O ENSINO MODERNO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 524–537. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15064