NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA ESTÁ TRANSFORMANDO O APRENDIZADO

Autores/as

  • Marinéa Costa Marinho Miami University of Science and Technology
  • Francisco Danes Soares Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Márcio Rosário da Silva Universidade Del Atlântico da Espanha
  • Ricardo Gomes da Silva Miami University of Science and Technology
  • Daniel Pinheiro da Silva Universidad de la Integración de Las Américas
  • Lucilene Batista Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15060

Palabras clave:

Neurociência educacional. Tecnologia na aprendizagem. Estratégias educativas. Jogos digitais. Ensino híbrido.

Resumen

Este artigo explorou a integração entre neurociência, tecnologia e educação, investigando como essa cooperação pode ser aplicada para potencializar os processos de aprendizagem. O objetivo foi analisar as estratégias tecnológicas que, sob a perspectiva da neurociência, melhoram a eficácia educacional. A pesquisa foi conduzida através de uma metodologia bibliográfica, conforme definido por Gil (2009), que envolveu a análise sistemática de literatura publicada para extrair dados relevantes ao tema. As principais bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico e Scielo, com a seleção de materiais baseada em relevância e atualidade. Dentre os principais autores consultados, destacam-se Amaral e Guerra (2022), que discutem a futura aplicação da neurociência na educação; Arias-Carrión et al. (2010), que fornecem perspectivas sobre o sistema de recompensa cerebral; e Costa (2023), que aborda a influência da tecnologia na aprendizagem. O artigo também revisou trabalhos de Morais e Barreto (2022) sobre o ensino híbrido e Ferreira et al. (2012), que exploram o uso educacional de jogos digitais. As conclusões indicaram que a aplicação consciente da neurociência em conjunção com tecnologias educativas pode resultar em práticas de ensino mais eficazes, motivadoras e personalizadas. A pesquisa sublinhou a necessidade de estratégias educacionais que integrem essas disciplinas para promover um ambiente de aprendizado mais dinâmico e inclusivo.

Biografía del autor/a

Marinéa Costa Marinho, Miami University of Science and Technology

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Francisco Danes Soares, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Márcio Rosário da Silva, Universidade Del Atlântico da Espanha

Mestrando em Educação - Formação de Professores pela Universidade Del Atlântico da Espanha (UNIATLANTICO)

Ricardo Gomes da Silva, Miami University of Science and Technology

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST)

Daniel Pinheiro da Silva, Universidad de la Integración de Las Américas

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de Las Américas (UNIDA)

Lucilene Batista Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres (IF Goiano)

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Marinho, M. C., Soares, F. D., Silva, M. R. da, Silva, R. G. da, Silva, D. P. da, & Ribeiro, L. B. (2024). NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: COMO A TECNOLOGIA ESTÁ TRANSFORMANDO O APRENDIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 552–566. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15060