EDUCADORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES

Autores/as

  • Ana Clécia Santana d e Sousa Veni Creator Christian University- USA
  • Silvania Lima da Silva Veni Creator Christian University- USA
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University- USA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14942

Palabras clave:

Tecnologias. Professor. Transformações. Educação. Aprendizagem.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as facilidades e/ou dificuldades encontradas pelos educadores em integrar novos recursos tecnológicos como práticas no processo de ensino e de aprendizagem no cotidiano escolar. É formulada por um estudo abrangente de caráter descritivo e de ordem qualitativa, com fundamentos sobre a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs como elementos de grandes valores a serem associados ao processo de ensino/aprendizagem, Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Nessa perspectiva, com a finalidade de atender a temática em destaque, este trabalho discute-se acerca da importância do uso das tecnologias em sala de aula e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem. A priori traz uma breve reflexão sobre a educação durante o período pandêmico, com ênfase nas transformações educacionais advindas desse período, discutindo os impasses e os desafios predominantes entre os educadores, destacando a formação do professor como a chave para o sucesso de uma educação de qualidade, reportando-se principalmente a trajetória da inserção da informática na educação e todo seu processo de aperfeiçoamento. Implicando para os benéficos advindos para o meio educacional se houver uma boa relação entre educação e tecnologia. É composto, também, por uma análise sobre a importância da boa relação do educador com as tecnologias. Com o intuito de atender a temática foram entrevistadas por meio de questionários duas profissionais da Educação que atuaram durante e após a pandemia relatando as transformações vivenciadas por elas na área de atuação.

Biografía del autor/a

Ana Clécia Santana d e Sousa, Veni Creator Christian University- USA

Graduada em Licenciatura plena em História pela Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira–PE. FAFOPAI. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela UNINTER e em Docência e prática da História do Brasil pela Faculdade FOCUS. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professora Estatutária do Ensino Fundamental Anos Finais.

Silvania Lima da Silva, Veni Creator Christian University- USA

Graduada em Licenciatura Plena em História, pelas Faculdades Integradas de Patos-FIP. Graduanda em Pedagogia pela Cruzeiro do Sul. Pós-graduação em Metodologia do Ensino de História e Geografia, Pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professora Estatutária do Ensino Fundamental Anos Finais.

 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University- USA

3Doutora em Geografia pela UFPE. Docente da Veni Creator Christian University.

 

Publicado

2024-07-22

Cómo citar

e Sousa, A. C. S. d, Silva, S. L. da, & Santos, M. P. M. dos. (2024). EDUCADORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2493–2503. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14942