METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Erimar Pereira da Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS
  • Massilon Fragoso de Freitas Universidade de Pernambuco- UPE
  • Annyella Kassia Nogueira Faculdade Sensu
  • Rayner Max Fernandes Lima UNIALFA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14931

Palabras clave:

Ensino superior. Atuação docente. Tecnologia educacional.

Resumen

No contexto educacional contemporâneo, as metodologias ativas emergem como elementos transformadores, redefinindo as abordagens pedagógicas tradicionais ao colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficácia das metodologias ativas na promoção da cooperação e desenvolvimento de habilidades interpessoais em contextos educacionais. Para alcançar esse propósito, será realizada uma revisão sistemática da literatura, explorando estudos que abordam a aplicação de metodologias ativas e sua influência na interação entre estudantes, com foco na colaboração e na formação de habilidades sociais fundamentais. A pesquisa explora como a aplicação de metodologias ativas pode intensificar a interação entre os estudantes, estimulando a colaboração e promovendo o desenvolvimento de habilidades interpessoais fundamentais. A ênfase na cooperação não apenas enriquece o aspecto cognitivo da aprendizagem, mas também prepara os alunos para enfrentar desafios que demandam habilidades colaborativas e a resolução conjunta de problemas.

Biografía del autor/a

Erimar Pereira da Rocha, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS

Formação acadêmica mais alta e área de atuação: Doutorando em Ciências da Educação – FICS, Mestre em Educação - MUST/UNICID. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS.

Massilon Fragoso de Freitas, Universidade de Pernambuco- UPE

Formação acadêmica mais alta e área de atuação: Mestrado em Educação – UPE. Universidade de Pernambuco- UPE.

Annyella Kassia Nogueira, Faculdade Sensu

Mestre em Engenharia do Meio Ambiente – UFG. Faculdade Sensu.

Rayner Max Fernandes Lima, UNIALFA

Mestre em Desenvolvimento Regional – UNIALFA. Faculdade Sensu.

Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Rocha, E. P. da, Freitas, M. F. de, Nogueira, A. K., & Lima, R. M. F. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3287–3295. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14931