ACESSO À JUSTIÇA SEM CAPACIDADE POSTULATÓRIA: GARANTIA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS?

Autores/as

  • Lúcia Valéria Xavier Barbosa Veni Creator Christian University
  • Eloy Pereira Lemos Júnior Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14707

Palabras clave:

Acesso à justiça. Capacidade postulatória. Isonomia. Direitos Humanos.

Resumen

O acesso à justiça é um princípio processual constitucional que visa garantir a todos o direito a postular em juízo. Entretanto, por muitas vezes para a garantia desse direito é necessário a constituição de um advogado para que, diante de suas prerrogativas, garanta que a parte terá sua celeuma atendida. Mas, em alguns casos, essa regra é relativizada, como pode ser verificado nos Juizados Especiais, cuja causa de pedir não ultrapasse 20 salários mínimos. Ocorre que, muitas vezes essa exceção acaba prejudicando o próprio requerente pela sua ausência de conhecimento técnico e jurídico. Diante destes fatos, o presente artigo visa analisar se garantir as partes que acessem o judiciário mesmo sem possuírem capacidade postulatória seria uma garantia ou uma violação dos direitos humanos. Para essa análise utilizaremos o método hipotético dedutivo, onde se buscará correlacionar o direito do jurisdicionado com a ausência de capacidade postulatória, analisando se mesmo com a falta de conhecimento o seu acesso à justiça de forma autônoma é uma garantia dos direitos humanos ou se é uma violação diante da disparidade entre as partes.

Biografía del autor/a

Lúcia Valéria Xavier Barbosa, Veni Creator Christian University

Mestrado pela Veni Creator Christian University.

Eloy Pereira Lemos Júnior, Universidade de Itaúna

Professor titular do doutorado, mestrado e graduação em direito da Universidade de Itaúna (desde 2011) Coordenador do grupo de Pesquisa em Direito Privado: Direitos Humanos/Fundamentais.

Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Barbosa, L. V. X., & Lemos Júnior, E. P. (2024). ACESSO À JUSTIÇA SEM CAPACIDADE POSTULATÓRIA: GARANTIA OU VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4219–4231. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14707