A DINÂMICA ÉTICA DAS MÁQUINAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA

Autores/as

  • Newton Silva Duarte Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1446

Palabras clave:

Ética Computacional. Inteligência Artificial. I.A. Professor de Filosofia.

Resumen

A ética computacional considera uma dinâmica baseada em técnicas, valores e princípios aceitos como certo ou errado para nortear a conduta moral no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial. O aprendizado por reforço é um modelo de inteligência artificial que se dispõe a resolver um problema proposto em um ambiente incerto e complexo baseado em uma sequência de decisões em que não importam os meios utilizados para atingir o fim. O algoritmo é penalizado ou recompensado pelas ações que executa. No entanto ele busca sempre a maior recompensa possível. A consideração do impacto social, ético e moral neste cenário cibernético. O dilema da liberdade ou do controle da inteligência artificial nos sistemas autônomos. Lidando com a discriminação algorítmica com a humanidade e suas idiossincrasias diante do poder computacional exponencial e sem limites. O devir da anunciada singularidade tecnológica. Mitigando conflitos entre a inteligência das coisas e a consciência humana para tornar a vida mais significativa e menos complexa na modernidade líquida. Uso das melhores habilidades que a tecnologia dispõe para trazer sentido a vida, fazendo a interação entre os homens e as coisas mais humana, natural, cognitiva, sustentável e socialmente responsável. A importância e a influência do pensar filosófico na edificação de um conhecimento colaborativo, ético e moral que precede a parametrização e definição das métricas e métodos dos algoritmos de Inteligência artificial incorporados nas coisas e nas redes em benefício da sociedade do conhecimento. O papel do professor de filosofia neste novo cenário.

Biografía del autor/a

Newton Silva Duarte, Universidade Estácio de Sá

Concluinte do curso de Licenciatura plena em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá Graduando de Engenharia da Computação na UNINTER, pó-s graduando do curso MBKM - Master in Business and Knowledge Management no CRIE - Coppe/UFRJ. E- mail para divulgação. E- mail: nduarte@ieee.org.

 

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Duarte, N. S. . . (2021). A DINÂMICA ÉTICA DAS MÁQUINAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 968–995. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1446