DESAFIOS NA LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14359Palabras clave:
Dificuldade de leitura. Estratégias de ensino. Intervenções educacionais.Resumen
Grande parte dos alunos do ensino médio apresentam dificuldades de leitura e escrita, facilmente identificáveis durante as aulas de redação para o ENEM. Nesse sentido, fomos motivados a explorar esse tema, para que identificássemos as causas dessas dificuldades e as estratégias de intervenção para atenuar o problema. Fizemos uma pesquisa bibliográfica ampla na seleção de teorias, dentre as quais destacamos os seguintes autores: SOARES (1986; 2009), FREIRE (1970; 1982) e LIBÂNEO (1990). Ficou claro que é necessário considerar todo o contexto sociocultural em que o aluno está inserido, para que a prática pedagógica do ensino da leitura e escrita não se afaste da realidade do discente. Esse estudo, afinal, demonstrou que o problema da dificuldade de leitura e escrita do aluno do ensino médio é eminente e requer atenção de todos envolvidos no processo, em especial os educadores, e que estratégias de intervenção devem ser identificadas e aplicadas em sala de aula.
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