METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Ítalo Martins Lôbo Miami University of Science and Technology- USA
  • Bruno Henrique Fernandes da Silva Universidade Federal do Amazonas- UFAM
  • João Alves Pereira Must University- USA
  • Marco Antonio Silvany Universidad Europea del Atlántico- Espanha
  • Marcos Antonio Soares de Andrade Filho Universidad Europea del Atlántico- Espanha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13820

Palabras clave:

Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Metodologia Ativa e Tecnologia.

Resumen

As metodologias ativas rompem com o sistema antigo de ensino e aprendizagem. Retiram do professor o papel de único detentor do conhecimento e passam maior autonomia em um papel mais ativo para os alunos. As metodologias ativas permitem que o aluno possa construir o aprendizado de forma mais próxima de sua própria personalidade. Existem diversas formas de metodologia ativas, porém a escolhida nesta pesquisa é a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta metodologia ativa conta com uma situação-problema que irá permear o conhecimento, senso crítico e capacidade de reflexão ao aluno, ressaltando assim o papel ativo em seu processo de aprendizagem. Objetivou-se com esta pesquisa identificar na literatura acadêmica a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas e também objetivou-se compreender quais podem ser seus benefícios e desafios. A justificativa se deu pela relevância das metodologias ativas e pela possibilidade de problematização de uma forma de aprendizado baseada justamente em problemas. A metodologia adotada se deu pela revisão de literatura sistemática a qual foi adotado critérios de inclusão, exclusão e palavras-chave a serem utilizadas para o recolhimento do material. Os resultados apontaram para a identificação do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na área da saúde com cursos como medicina, enfermagem e psicologia, e também da área jurídica, sendo identificado um desafio quanto ao ressentimento dos alunos diante de situações-problemas, sendo este um desafio, todavia que pode ser sanado pela utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Biografía del autor/a

Ítalo Martins Lôbo, Miami University of Science and Technology- USA

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Miami University of Science and Technology (MUST) . 

Bruno Henrique Fernandes da Silva, Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

João Alves Pereira, Must University- USA

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marco Antonio Silvany, Universidad Europea del Atlántico- Espanha

Mestrando em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico,  UNEATLANTICO. 

Marcos Antonio Soares de Andrade Filho, Universidad Europea del Atlántico- Espanha

Mestrando em Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Universidad Europea del Atlántico, (UNEATLANTICO).

Publicado

2024-05-02

Cómo citar

Lôbo, Ítalo M., Silva, B. H. F. da, Pereira, J. A., Silvany, M. A., & Andrade Filho, M. A. S. de. (2024). METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 116–124. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13820