METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13820Palabras clave:
Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Metodologia Ativa e Tecnologia.Resumen
As metodologias ativas rompem com o sistema antigo de ensino e aprendizagem. Retiram do professor o papel de único detentor do conhecimento e passam maior autonomia em um papel mais ativo para os alunos. As metodologias ativas permitem que o aluno possa construir o aprendizado de forma mais próxima de sua própria personalidade. Existem diversas formas de metodologia ativas, porém a escolhida nesta pesquisa é a Aprendizagem Baseada em Problemas. Esta metodologia ativa conta com uma situação-problema que irá permear o conhecimento, senso crítico e capacidade de reflexão ao aluno, ressaltando assim o papel ativo em seu processo de aprendizagem. Objetivou-se com esta pesquisa identificar na literatura acadêmica a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas e também objetivou-se compreender quais podem ser seus benefícios e desafios. A justificativa se deu pela relevância das metodologias ativas e pela possibilidade de problematização de uma forma de aprendizado baseada justamente em problemas. A metodologia adotada se deu pela revisão de literatura sistemática a qual foi adotado critérios de inclusão, exclusão e palavras-chave a serem utilizadas para o recolhimento do material. Os resultados apontaram para a identificação do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na área da saúde com cursos como medicina, enfermagem e psicologia, e também da área jurídica, sendo identificado um desafio quanto ao ressentimento dos alunos diante de situações-problemas, sendo este um desafio, todavia que pode ser sanado pela utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY