O CINEMA NOVO E O GOVERNO DE JANGO: OS CPC’S DA UNE E A PROPAGAÇÃO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA

Autores/as

  • Onesino Elias Miranda Neto Universidade Federal de Sergipe
  • Hamilcar Silveira Dantas Júnior Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1376

Palabras clave:

João Goulart. CPC. UNE e Cinema Novo.

Resumen

Neste trabalho a articulação entre os acontecimentos do Brasil ao longo do governo de João Goulart e as ações do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) possibilitou o fortalecimento e fomento do Cinema Novo no país. Em um período político de grandes agitações sociais, a arte e a cultura não ficariam isentas desta efervescência tão característica deste momento em especial. Sendo assim, diversas obras estavam intimamente ligadas à busca pela identidade nacional.

Biografía del autor/a

Onesino Elias Miranda Neto, Universidade Federal de Sergipe

Aluno do PPGCINE – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da UFS – Universidade Federal de Sergipe. onesino@hotmail.com.

Hamilcar Silveira Dantas Júnior, Universidade Federal de Sergipe

Professor doutor do Depto. Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE/UFS). hamilcarjr@hotmail.com

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Miranda Neto, O. E. . ., & Dantas Júnior, H. S. . (2021). O CINEMA NOVO E O GOVERNO DE JANGO: OS CPC’S DA UNE E A PROPAGAÇÃO DA ARTE CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 339–354. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1376