CONTAMINAÇÃO CRUZADA DE SALMONELLA SPP. EM AÇOUGUES

Autores/as

  • Franciele Júlia Coelho Borges Instituto Federal do Triângulo Mineiro.
  • Leticia Vieira Castejon Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.13634

Palabras clave:

Zoonoses. Salmonella sp. Açougues. Microbiologia.

Resumen

A Salmonella sp., uma bactéria geralmente habitante no trato intestinal dos animais, está presente em diversos alimentos, como os ovos, carnes (suínas e bovinas, principalmente), leite bovino e em verduras. A bactéria é responsável pela salmonelose e pela febre tifóide em seres humanos, considerada uma bactéria de caráter zoonótico. O presente estudo busca analisar a contaminação cruzada de carnes por essa bactéria dentro de açougues em todo o Brasil através de uma revisão de literatura em um período de dez anos, com exceção para análise de obras antigas que são consagradas na área. Os textos selecionados são de repositórios acadêmicos, revistas, sites relacionados e manuais do Ministério da Saúde. Durante o estudo, percebe-se que os casos acontecem principalmente em estabelecimentos com poucas inspeções e com manuseio incorreto de carnes, inclusive na produção de embutidos artesanais, como linguiças. 

Biografía del autor/a

Franciele Júlia Coelho Borges, Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Médica Veterinária graduada pela Universidade de Uberaba, pós-graduanda em Controle e Qualidade em Processos Alimentícios no Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Leticia Vieira Castejon, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

 

Publicado

2023-12-13

Cómo citar

Borges, F. J. C., & Castejon, L. V. (2023). CONTAMINAÇÃO CRUZADA DE SALMONELLA SPP. EM AÇOUGUES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2930–2935. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.13634