FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PAPEL DA PSICOLOGIA DO AFETO E DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Lilian Maria Santos da Silva Educaler University
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR
  • Márcia Colaço Ferreira de Melo Faculdade Internacional da Paraíba - FPB
  • Cleber Tourinho UFPB
  • Agnaldo Ferreira de Melo College Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13596

Palabras clave:

Estratégias lúdicas. Afetividade. Formação de professores. Aprendizagem da Matemática. Bem-estar emocional.

Resumen

Este trabalho aborda a importância da integração entre estratégias lúdicas e o aspecto afetivo no ensino da Matemática, visando promover um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e estimulante. Destaca-se a necessidade de uma formação de professores que vá além da simples transmissão de conhecimento, abrangendo habilidades pedagógicas sólidas e compreensão das teorias de aprendizagem. A metodologia se baseia numa revisão narrativa de literatura, envolvendo a análise de pesquisas que demonstram a eficácia do uso de jogos, atividades lúdicas e estratégias baseadas na Psicologia do Afeto para promover a motivação, engajamento e bem-estar emocional dos alunos. Além disso, ressalta-se a importância da formação contínua dos professores, permitindo que se mantenham atualizados sobre as tendências e metodologias de ensino. O texto enfatiza que, ao criar um ambiente emocionalmente seguro e motivador na sala de aula, os professores podem influenciar positivamente o processo de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Conclui-se que a formação do professor de Matemática não apenas impacta a qualidade da educação, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais competente em relação aos desafios matemáticos contemporâneos.

Biografía del autor/a

Lilian Maria Santos da Silva, Educaler University

Mestranda em Educação - Educaler University / 2023.

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - IUNIR-AR. 

Márcia Colaço Ferreira de Melo, Faculdade Internacional da Paraíba - FPB

Discente de Psicologia pela Faculdade Internacional da Paraíba - (FPB). 

Cleber Tourinho, UFPB

Doutorando em Linguística pelo Proling/UFPB. Mestre em Língua Portuguesa (UFPB).

Agnaldo Ferreira de Melo, College Educaler University

Doutorando pela College Educaler University - USA. 

Publicado

2024-04-16

Cómo citar

Silva, L. M. S. da, Leal, D. A., Melo, M. C. F. de, Tourinho, C., & Melo, A. F. de. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PAPEL DA PSICOLOGIA DO AFETO E DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1599–1617. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13596