EM TEMPOS DE PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BOCA DO ACRE- AM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13342Palabras clave:
Novas Tecnologias. Aplicativo WhatsApp. Aulas Remotas.Resumen
O uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação tornou-se importante prática no contexto globalizante que exige inovação na sala de aula e melhoria da qualidade dos processos educacionais. A eficácia dessas tecnologias ficou acentuada no período pandêmico do COVID-19 em vários locais do Planeta e, em particular, no Estado do Amazonas, cujos alunos das escolas da rede estadual foram atendidos pelo CEMEAM, departamento da SEDUC/AM. Em razão da suspensão das aulas presenciais, devido à política de isolamento social, a SEDUC/AM implantou o Regime Especial de Aulas não Presenciais, o Programa “Aula em Casa”, oferecendo aulas remotas, veiculadas pelo CEMEAM, e recebidas pelos alunos em suas casas. Nesse sentido, com o propósito de verificar a eficiência e eficácia desse Programa, este artigo objetiva discorrer sobre: Os mecanismos utilizados pelo CEMEAM; em que medida o Programa atendeu as necessidades das escolas e dos alunos; a forma como ocorreu o processo de planejamento das atividades com alunos e professores nesse período; os recursos tecnológicos utilizados para envio de material, e sobre o percentual de aceitação dos recursos, por parte da comunidade escolar. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental com uma das escolas do Município Boca do Acre/AM, utilizando-se uma abordagem quali-quantitativa, destacando-se os procedimentos e as ferramentas mais utilizados, na escola em questão, bem como os resultados obtidos durante o acompanhamento pedagógico no Município, cujas atividades didáticas e pedagógicas foram realizadas utilizando-se o WhatsApp, Meet e Youtube. A pesquisa demonstrou que diante do cenário de pandemia do COVID-19, a utilização do WhatsApp como ferramenta didática e pedagógica mostrou-se como uma alternativa eficiente para garantir a continuidade do aprendizado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY