EM TEMPOS DE PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BOCA DO ACRE- AM

Autores/as

  • Renan de Cássia Queiroz Lima Universidade Del Norte UNINORTE/PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13342

Palabras clave:

Novas Tecnologias. Aplicativo WhatsApp. Aulas Remotas.

Resumen

O uso eficaz das tecnologias de informação e comunicação tornou-se importante prática no contexto globalizante que exige inovação na sala de aula e melhoria da qualidade dos processos educacionais. A eficácia dessas tecnologias ficou acentuada no período pandêmico do COVID-19 em vários locais do Planeta e, em particular, no Estado do Amazonas, cujos alunos das escolas da rede estadual foram atendidos pelo CEMEAM, departamento da SEDUC/AM. Em razão da suspensão das aulas presenciais, devido à política de isolamento social, a SEDUC/AM implantou o Regime Especial de Aulas não Presenciais, o Programa “Aula em Casa”, oferecendo aulas remotas, veiculadas pelo CEMEAM, e recebidas pelos alunos em suas casas. Nesse sentido, com o propósito de verificar a eficiência e eficácia desse Programa, este artigo objetiva discorrer sobre: Os mecanismos utilizados pelo CEMEAM; em que medida o Programa atendeu as necessidades das escolas e dos alunos; a forma como ocorreu o processo de planejamento das atividades com alunos e professores nesse período; os recursos tecnológicos utilizados para envio de material, e sobre o percentual de aceitação dos recursos, por parte da comunidade escolar. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental com uma das escolas do Município Boca do Acre/AM, utilizando-se uma abordagem quali-quantitativa, destacando-se os procedimentos e as ferramentas mais utilizados, na escola em questão, bem como os resultados obtidos durante o acompanhamento pedagógico no Município, cujas atividades didáticas e pedagógicas foram realizadas utilizando-se o WhatsApp, Meet e Youtube. A pesquisa demonstrou que diante do cenário de pandemia do COVID-19, a utilização do WhatsApp como ferramenta didática e pedagógica mostrou-se como uma alternativa eficiente para garantir a continuidade do aprendizado.

Biografía del autor/a

Renan de Cássia Queiroz Lima, Universidade Del Norte UNINORTE/PY

Licenciada en Pedagogía por la Universidad Estatal de Tocantins - UNITINS. Especialista en Supervisión Educativa e Informática en Educación de la Universidad Federal de Amazonas UFAM. Magíster en Ciencias de la Educación de la Universidad Del Norte - PY. Pedagoga certificada por la SEDUC-AM. Tengo experiencia como pedagoga escolar, Profesora Asistente en el Postgrado en Alfabetización Digital de la Universidad Estatal de Amazonas - UEA; Tutor a distancia en el Curso para Concejales Municipales -UFAM/2011 y Formación Docente en Informática en Educación por la SEDUC/PROINFO. Actualmente trabajo en el Centro de Medios Educativos Amazonas - CEMEAM/SEDUC desde su implementación, desarrollando actividades técnicas y administrativas.

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Lima, R. de C. Q. (2024). EM TEMPOS DE PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE WHATSAPP COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE BOCA DO ACRE- AM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 871–888. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13342