O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM DURANTE O PRÉ-NATAL: PROMOVENDO A SAÚDE MATERNA E PERINATAL

Autores/as

  • Ávyla dos Santos Ferreira Areia Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Heloyse Freitas Martins Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Natália Almeida Fernandes Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Rafael Sandro Lima Reis Centro Universitário Planalto do Distrito Federal
  • Ismael Aluísio Figueiredo da Rocha Júnior Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13193

Palabras clave:

Pré-natal. Enfermagem obstétrica. Saúde materna. Educação em saúde. Cuidados pré-natais. Gestação.

Resumen

Introdução: Aborda a importância da saúde materna e perinatal, destacando o papel da enfermagem na promoção da educação em saúde durante o pré-natal. Justificativa: Destaca a relevância do estudo diante dos desafios na saúde materna e perinatal, ressaltando a necessidade de compreender o impacto da educação em saúde na prática de enfermagem pré-natal. Objetivo: Explorar o papel da educação em saúde na enfermagem durante o pré-natal no Brasil, investigando práticas atuais e seu impacto nos resultados maternos e neonatais. Métodos: Realização de uma revisão integrativa da literatura, com critérios de inclusão e exclusão definidos para seleção de estudos relevantes, seguida de análise qualitativa e quantitativa dos dados. Resultados: Apresentação dos achados da revisão, destacando práticas de educação em saúde pré-natal, impacto nos resultados maternos e neonatais, além de lacunas na literatura. Discussões: Análise dos resultados à luz da literatura existente, explorando contribuições, limitações e implicações práticas, bem como sugerindo direções para pesquisas futuras. Conclusão: Apresentação das principais conclusões do estudo e recomendações para aprimorar os cuidados pré-natais no Brasil, visando melhorar os resultados de saúde materna e neonatal.

Biografía del autor/a

Ávyla dos Santos Ferreira Areia, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Itacoatiara. Curso: Enfermagem. 

Heloyse Freitas Martins, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Itacoatiara. Curso: Enfermagem.

Natália Almeida Fernandes, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Itacoatiara. Curso: Enfermagem.

Rafael Sandro Lima Reis, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Itacoatiara. Curso: Enfermagem.

Ismael Aluísio Figueiredo da Rocha Júnior, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Docente. Centro Universitário Planalto do Distrito Federal- Itacoatiara. Curso: Enfermagem.

Publicado

2024-03-11

Cómo citar

Areia, Ávyla dos S. F., Martins, H. F., Fernandes, N. A., Reis, R. S. L., & Rocha Júnior, I. A. F. da. (2024). O PAPEL DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM DURANTE O PRÉ-NATAL: PROMOVENDO A SAÚDE MATERNA E PERINATAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1150–1163. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13193