MODIFICANDO COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ECONOMIA DE FICHA

Autores/as

  • Ricardo Leno Holanda de Andrade Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13107

Palabras clave:

Modificação de Comportamento. Crianças e Adolescentes. Sistema de Economia de Fichas.

Resumen

Este trabalho acadêmico busca dissertar sobre a modificação de comportamento disfuncionais de crianças e adolescentes, utilizando o Sistema de Economia de Fichas, objetivando verificar diferenças nos efeitos de um Sistema de Fichas sobre o comportamento dos grupos citados. Para tanto, o método de pesquisa experimental foi utilizado, havendo a participação de uma criança e um adolescente, tendo como Variável Depende (VDs) os comportamentos de “arrumar a cama”, “escovar os dentes”, “tomar banho”, “estudar” e “lavar as mãos antes das refeições” e como Variável Independente (VI) o Sistema de Economia de Fichas. O experimento se deu em 3 fases (A, B e C), onde na Fase A houve o acompanhamento das VDs para verificar a quantidade de vezes que cada uma ocorria. Na Fase B, houve o reforçamento positivo por meio da VI (Sistema de Economia de Fichas) das VDs “arrumar a cama”, “escovar os dentes”, “tomar banho” e “estudar”, verificando o aumento médio da ocorrência das mesmas em 366,67 % para a criança e 174,07% para o adolescente, quando comparado com a Fase A, e a não diminuição de incidência da VD “lavar as mãos antes das refeições”, onde, esta última, não foi reforçada. Na Fase C (fading out), houve a retirada do reforçamento positivo nas VDs “arrumar a cama” e “escovar os dentes”, verificando a não diminuição da incidência de ocorrência nas VDs reforçadas e não reforçadas, em comparação com a Fase B. A Fase C, em comparação com a Fase B, demonstrou um pequeno aumento percentual na incidência média das VDs na criança (5,36%) e adolescente (6,76%), demonstrando consolidação da mudança de comportamento. Para os próximos experimentos, sugere-se que haja o aumento e diversidade de participantes.

Biografía del autor/a

Ricardo Leno Holanda de Andrade, Christian Business School

Bacharel em Psicologia, Centro Universitário Estácio do Ceará. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Biologia, Universidade Federal de Pernambuco. 

Publicado

2024-03-04

Cómo citar

Andrade, R. L. H. de, & Coutinho, D. J. G. (2024). MODIFICANDO COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ECONOMIA DE FICHA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 252–267. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13107