RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TRABALHANDO ATIVIDADES LÚDICAS COM ALUNOS DO 2º ANO

Autores/as

  • Amanda Moreira Serrão Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Michelly Barbosa Aguia Universidade do Estado do Amazonas-UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12978

Palabras clave:

Estágio. Atividades lúdicas e Aprendizagem.

Resumen

O estágio é indispensável na formação de um docente do curso de licenciatura, pois é um processo de aprendizagem que proporciona ao licenciando o domínio de instrumentos teóricos e práticos imprescindíveis para execução de suas funções, visando beneficiar a experiência, e também dá a possibilidade para o docente promover o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos durante sua graduação. Este artigo tem como finalidade relatar as atividades realizadas durante o estágio supervisionado I no ensino fundamental de 1º ao 5º ano em uma escola pública estadual, onde o plano de ação pedagógico foi desenvolvido para mostrar a importância dos jogos lúdicos na aprendizagem. A intenção de fazer uma aula prática usando atividades lúdicas surgiu através da metodologia utilizada pela professora responsável pela turma, onde eram utilizados apenas o quadro branco e o livro didático fazendo com que a aula se tornasse repetitiva e assim não havendo o feedback, no entanto, diagnosticamos que atividades lúdicas poderiam contribuir para uma melhor fixação do conteúdo que era exposto. Possibilitando mostrar que as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem, pois além de trabalhar o lúdico no desenvolvimento das crianças contribui também para outras habilidades, como: atenção, memorização, imaginação, e entre outros aspectos básicos para o processo de aprendizagem, que está em formação. As atividades que foram aplicadas estavam relacionadas à família silábica, onde o assunto em destaque era separação de silabas. O plano de ação foi divido em dois momentos, no primeiro, com o uso de balões, pinceis caixas de fósforos e folhas A4, desenvolvemos quatro atividades lúdicas relacionadas ao assunto. No segundo momento, com o suporte de um Datashow e um Notebook, utilizamos dois softwares educacionais, que tinham como nomes “Trem das silabas” e “Separação de sílabas”. Com tudo, o professor precisa compreender que a aprendizagem pode ser desenvolvida com o uso de outras metodologias, assim deixando de lado os métodos e técnicas tradicionais. Com isso destacamos que as atividades lúdicas são importantes para uma boa aprendizagem tornando as aulas mais dinâmicas, assim transformando-as em aulas prazerosas para que se construa a integração entre todos que a frequentam.

Biografía del autor/a

Amanda Moreira Serrão, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Licenciatura em Computação Universidade do Estado do Amazonas – UEA. 

Michelly Barbosa Aguia, Universidade do Estado do Amazonas-UEA

Licenciatura em Computação Universidade do Estado do Amazonas-UEA. 

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Serrão, A. M., & Aguia, M. B. (2024). RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TRABALHANDO ATIVIDADES LÚDICAS COM ALUNOS DO 2º ANO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 816–829. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12978