AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PESQUISA E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Palabras clave:
Formação de Professoras/es. Pesquisa. Programa de Mestrado. Aprendizagens.Resumen
O Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado e Doutorado, está vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié (Ba), e integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação.
De acordo com as informações constantes na home page do Programa, o PPG ECFP foi criado com a finalidade de desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Ciências e Matemática, promovendo a qualificação do educador/pesquisador nas áreas de ensino Biologia, Física, Matemática e Química e, concomitantemente, gerando conhecimentos que contribuam para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem na referida área, considerando todos os níveis de escolaridade no plano da educação formal e, também, em outras instâncias no plano da educação não-formal.
Este compêndio reúne 06 (seis) textos, sendo que 05 (cinco) deles descrevem e refletem sobre a organização, o planejamento, o desenvolvimento e as aprendizagens proporcionadas por 05 (cinco) componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) – nível de Mestrado, a saber: Análise de Dados Qualitativos; Docência do Ensino Superior; Estágio de Docência; Educação em Ciências, Cultura e Sociedade; e Teorias da Aprendizagem: Fundamentos para a pesquisa em Educação em Ciências. Este último texto, juntamente com o texto intitulado "Os limites e as possibilidades de realizar o Mestrado do PPG ECFP, no período pandêmico da COVID-19", comporão a seção de resumos do livro.
Este livro está estruturado em 04 (quatro) capítulos e um espaço reservado à produção de resumos.
O primeiro capítulo demonstra, descreve e a apresenta as aprendizagens adquiridas, mediante a realização de uma atividade proposta durante o desenvolvimento do componente curricular Análise de Dados Qualitativos, com base na Teoria Fundamentada.
O segundo capítulo traz uma discussão sobre a profissionalização das/dos professoras/es universitárias/os pautada no desenvolvimento do componente curricular Docência do Ensino Superior.
O terceiro capítulo apresenta uma experiência em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, com vistas à formação docente, realizada durante o componente curricular Estágio de Docência.
O quarto capítulo aborda as contribuições do componente curricular Educação em Ciências, Cultura e Sociedade, na perspectiva da diversidade de gênero e sexual na educação.
Por fim, é apresentada uma seção composta por dois resumos.
O primeiro discute sobre a importância do componente curricular Teorias da Aprendizagem: Fundamentos para a Pesquisa em Educação em Ciências, ao possibilitar importantes e necessários estudos e debates sobre as concepções e teorias de aprendizagem, com vistas à pesquisa científica.
O segundo apresenta um estudo sobre os limites e as possibilidades de realizar um mestrado no contexto pandêmico da COVID-19 – 2020/2021.
Esperamos que as leituras contribuam para uma reflexão sobre as experiências exitosas vivenciadas durante a realização de um Mestrado com vistas à formação de professoras/es e pesquisadoras/es em Educação em Ciências e Matemática.
Boa leitura!
O autor e a autora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY