A LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÃO SOBRE O SEU DOMÍNIO NO SISTEMA DE ENSINO E SOFT POWER
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12809Palabras clave:
Lengua portuguesa, Lenguas nacionales, Sistema educativo angoleñoResumen
O artigo visa analisar a influência da Língua Portuguesa no Sistema de Ensino Angolano a partir do Soft Power e o retrocesso na implementação das línguas nacionais nas instituições escolares. Os escopos das reflexões do estudo baseiam-se nos pressupostos qualitativos, com base em literaturas consagradas e documentos constitucionais, bem como do Plano Nacional de Desenvolvimento da educação, Educar Angola 2017-2030. Nesse sentido, para este estudo, surge como ponto de partida, as seguintes indagações: O que diz a Constituição da República de Angola acerca da Língua Portuguesa nas escolas e o ensino das línguas nacionais? Como são implementados os dispositivos dessas leis? Como é a formação de professores? Nos achados dos estudos, percebeu-se que no contexto angolano, a desvalorização das línguas nacionais no âmbito do sistema educativo possui raízes históricas que remontam aos processos instaurados pelo colonialismo português. É necessário que o poder público se comprometa a criar políticas que garantam a aplicação das leis existentes.
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