A LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÃO SOBRE O SEU DOMÍNIO NO SISTEMA DE ENSINO E SOFT POWER

Autores/as

  • Wazeyi Eduardo T. Tando Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB-CE
  • Manuel Nambua Universidade Federal de São Carlos- SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12809

Palabras clave:

Lengua portuguesa, Lenguas nacionales, Sistema educativo angoleño

Resumen

O artigo visa analisar a influência da Língua Portuguesa no Sistema de Ensino Angolano a partir do Soft Power e o retrocesso na implementação das línguas nacionais nas instituições escolares. Os escopos das reflexões do estudo baseiam-se nos pressupostos qualitativos, com base em literaturas consagradas e documentos constitucionais, bem como do Plano Nacional de Desenvolvimento da educação, Educar Angola 2017-2030. Nesse sentido, para este estudo, surge como ponto de partida, as seguintes indagações: O que diz a Constituição da República de Angola acerca da Língua Portuguesa nas escolas e o ensino das línguas nacionais? Como são implementados os dispositivos dessas leis? Como é a formação de professores? Nos achados dos estudos, percebeu-se que no contexto angolano, a desvalorização das línguas nacionais no âmbito do sistema educativo possui raízes históricas que remontam aos processos instaurados pelo colonialismo português. É necessário que o poder público se comprometa a criar políticas que garantam a aplicação das leis existentes.

Biografía del autor/a

Wazeyi Eduardo T. Tando, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB-CE

Licenciado em Letras e Língua Portuguesa pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira — UNILAB-CE. 

Manuel Nambua, Universidade Federal de São Carlos- SP

Mestrando em educação na Universidade Federal de São Carlos, Bacharelado em Humanidades e licenciado em pedagogia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB-CE. Especialista em Gestão Escolar Integradora com Ênfase em Administração escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção pela Faculdade Martins/MG. 

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Tando, W. E. T., & Nambua, M. (2024). A LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÃO SOBRE O SEU DOMÍNIO NO SISTEMA DE ENSINO E SOFT POWER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 31–46. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12809