UNIFORMIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR E AS DISPARIDADES DO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Jailma Maria Pimentel Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1273

Palabras clave:

Currículo. Escola. Sistemas de ensino. Disparidades. Uniformidade.

Resumen

É necessário discutir acerca da uniformidade do currículo escolar, sendo essencial na construção de uma educação mais plural em uma sociedade tão diversa quanto à brasileira. Tendo como objetivo analisar a relação da escola, os conteúdos e os saberes construídos historicamente. Foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca das vantagens e desvantagens dessa uniformização mediante as disparidades do atual contexto educacional. Dos artigos consultados foi possível observar que o currículo tem sido um instrumento central do processo educativo de disseminação de identidades, diversidades culturais e construção de saberes. Os artigos permitiram constatar que é necessário reforçar a ideia de um currículo baseado na pluralidade, ou diversidade.

Biografía del autor/a

Jailma Maria Pimentel Barbosa

Aluna do Ciclo de Seminários de Acesso ao Mestrado em Educação da Universidade da Madeira – UMa (Portugal) - Turma Recife II.

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Barbosa , J. M. P. . (2021). UNIFORMIDADE DO CURRÍCULO ESCOLAR E AS DISPARIDADES DO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 829–839. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1273