APLICAÇÃO DE CONTROVÉRSIA CONTROLADA SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS: UM DEBATE SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS SALAS DE AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Jessica de Oliveira Santiago CEFET/RJ
  • Luiz Ney d'Escoffier Instituo Oswaldo Cruz
  • Afsaneh Hamedi d'Escoffier Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12706

Palabras clave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. CTS. Controvérsia Controlada.

Resumen

Com o avanço das tecnologias, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) se tornaram elementos do cotidiano. Sendo assim, é preciso uma orientação no processo de ensino/aprendizagem voltados à alfabetização científica e tecnológica da população, através da perspectiva CTS. Com a pandemia do COVID-19, escolas, professores, pais e alunos foram obrigados a se adaptarem ao ensino remoto, com a utilização da TDIC. Neste momento, ficou explícito o abismo entre classes sociais em relação ao acesso às plataformas de TDIC. A partir daí, o assunto tornou-se polêmico, com pais, alunos e professores apresentando opiniões divergentes quanto ao uso das TDIC nas escolas. Este trabalho aplicou a técnica da controvérsia controlada com alunos do 1º ano do ensino médio utilizando esta polêmica como tema, a fim de fazer com que os alunos busquem informações a respeito e se posicionem baseados em argumentos fundamentados. Nossos achados revelam que, apesar das pesquisas realizadas, os alunos usam como base em suas argumentações as suas experiências pessoais, ao reconhecerem aspectos relacionados a cópias da internet, vícios e sedentarismo. Também foi observado preconceito contra pessoas com deficiência ao indicarem estas pessoas como as de maior potencial de sofrer cyberbullying e desenvolver transtornos depressivos. A prática foi satisfatória, com o exercício de competências como colaboração, capacidade de argumentação e formação de juízo frente a um tema, além do cumprimento das metas de aprendizagem. Desta forma, reiteramos que a técnica da controvérsia controlada é eficaz para o desenvolvimento de cidadãos sob uma perspectiva CTS.

Biografía del autor/a

Jessica de Oliveira Santiago, CEFET/RJ

Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, CEFET/RJ

Luiz Ney d'Escoffier, Instituo Oswaldo Cruz

Laboratório de Protozoologia, Instituo Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

Afsaneh Hamedi d'Escoffier, Fundação Oswaldo Cruz

Laboratório de Protozoologia, Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz.

Publicado

2023-12-27

Cómo citar

Santiago, J. de O., d’Escoffier, L. N., & d’Escoffier, A. H. (2023). APLICAÇÃO DE CONTROVÉRSIA CONTROLADA SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE CTS: UM DEBATE SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NAS SALAS DE AULAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4320–4337. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12706