O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE OFERTA CONTÍNUA E DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) – UESC/BA

Autores/as

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Ionara da Paixão Tavares Nascimento Universidade Cândido Mendes-UCAM
  • Maria Betânea Oliveira Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12691

Palabras clave:

Projeto Pedagógico Curricular. Formação. Pedagogia.

Resumen

Este texto discute os resultados da pesquisa que realizou uma análise comparativa entre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s) de Licenciatura em Pedagogia de oferta contínua e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O estudo pretendeu identificar os aspectos congruentes e divergentes de cada PPC. A investigação é de natureza descritiva-comparativa e analítica e de abordagem qualitativa. A técnica metodológica adotada foi à análise documental, sendo os PPC’s dos cursos as fontes de produção de dados, as quais viabilizaram a obtenção de informações referentes à organização curricular, aspectos legais, perfil da/o egressa/o, carga horária, modalidade de oferta, nomenclatura, princípios teórico-metodológicos, tempo de integralização do curso, creditação e número de componentes curriculares. Os dados e as informações produzidas por meio dos dois PPC’s foram analisadas e discutidas qualitativamente. O estudo possibilitou a sistematização de importantes dados e informações sobre os PPC’s dos cursos de Pedagogia ofertados pela UESC e impulsionam reflexões e debates sobre a formação da/o pedagoga/o, com a indicação da necessidade de uma política institucional que assegure um currículo comum aos cursos e considere suas especificidades no seu desenvolvimento.

Biografía del autor/a

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professor-Tutor do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

Ionara da Paixão Tavares Nascimento, Universidade Cândido Mendes-UCAM

Especialista em Administração Escolar – Universidade Cândido Mendes / UCAM (RJ). Professora e Vice-Diretora do Educandário Pero Vaz de Caminha, da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Seguro (Ba).

Maria Betânea Oliveira Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Dom Inocêncio – Piauí.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Tavares, G. da P., Nascimento, I. da P. T., & Ferraz, M. B. O. (2023). O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE OFERTA CONTÍNUA E DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) – UESC/BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4038–4056. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12691