USO DA ESTIMULAÇÃO SENSORIAL NA REABILITAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM LESÃO CEREBRAL

Autores/as

  • Larissa Nascimento Antunes da Silva Faculdade UNIME
  • Cristiano Lins Bonfim Júnior Faculdade UNIME
  • Ediana Alves Dantas Faculdade UNIME
  • Kelvin Borges de Andrade Faculdade UNIME
  • Verônica Sales da Silva Faculdade UNIME

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12618

Palabras clave:

Neurohabilitação. Lesão Cerebral. Recém-Nascidos. Plasticidade Cerebral. Estimulação Sensorial.

Resumen

A estimulação sensorial como método diagnóstico e terapêutico precoce para prevenir as sequelas de lesões cerebrais em recém-nascidos foi desenvolvida na Hungria por Katona. Baseia-se no conceito de plasticidade do sistema nervoso jovem e considera a repetição de determinadas manobras terapêuticas que se baseiam nos padrões sensório-motores do neurodesenvolvimento, específicos do ser humano e muito semelhantes às atividades motoras dos adultos. Essas funções sensório-motoras são ativadas pela gravidade através do sistema vestibular e estão sob o controle dos gânglios da base, do sistema reticular e do paleocerebelo.  O presente estudo tem como objetivo conhecer a utilidade clínica diagnóstica e terapêutica da estimulação sensorial como método de prevenção de sequelas de lesão cerebral em neonatos e lactentes com fatores de risco para danos neurológicos. Metodologicamente utilizou-se a revisão de literatura ou bibliográfica que tem como finalidade realizar pesquisas nas bases de dados e revistas científicas sobre o assunto em questão. Os resultados em relação a prevalência de bases de dados nos estudos da amostra final de 13 artigos. Conclui-se que a estimulação sensorial um método eminentemente clínico, a sua prática oferece potencial não só terapêutico, mas também de ser uma ferramenta muito valiosa no diagnóstico pediátrico e neonatológico.

Biografía del autor/a

Larissa Nascimento Antunes da Silva, Faculdade UNIME

Discente do curso de Fisioterapia na Faculdade UNIME, Anhanguera de Salvador .   

Cristiano Lins Bonfim Júnior, Faculdade UNIME

Discente do curso de Fisioterapia na Faculdade UNIME, Anhanguera de Salvador.

Ediana Alves Dantas, Faculdade UNIME

Discente do curso de Fisioterapia na Faculdade UNIME, Anhanguera de Salvador.

Kelvin Borges de Andrade, Faculdade UNIME

Discente do curso de Fisioterapia na Faculdade UNIME, Anhanguera de Salvador. 

Verônica Sales da Silva, Faculdade UNIME

Orientadora. Professora do curso de Fisioterapia na Faculdade UNIME, Anhanguera de Salvador.

Publicado

2023-12-26

Cómo citar

Silva, L. N. A. da, Bonfim Júnior, C. L., Dantas, E. A., Andrade, K. B. de, & Silva, V. S. da. (2023). USO DA ESTIMULAÇÃO SENSORIAL NA REABILITAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS COM LESÃO CEREBRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4191–4210. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12618