OS EFEITOS DO USO IRRACIONAL DOS ANTIBIOTICOS

Autores/as

  • Thaylane de Souza Puresa Universidade Iguaçu - UNIG
  • Fabiano Lacerda Carvalho Universidade Iguaçu - UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12385

Palabras clave:

Uso Irracional. Medicamento. Antibióticos. Resistência bacteriana.

Resumen

O uso irracional de antibióticos tem efeitos nocivos à saúde e à sociedade. Primeiro, leva ao surgimento de bactérias resistentes a esses medicamentos, dificultando o tratamento da doença. Além disso, o uso desnecessário de antibióticos pode levar a efeitos colaterais adversos, como alergias e distúrbios gastrointestinais. A autoadministração de antibióticos também é um problema, pois muitas pessoas os utilizam sem a devida prescrição médica, isso pode levar ao agravamento das infecções e ao desperdício de recursos médicos, e um dos principais fatores para que as bactérias desenvolvam resistência é o uso contínuo de antimicrobianos sem orientação profissional, levando a altos níveis de resistência aos medicamentos. Medidas como a sensibilização do público, a educação dos profissionais de saúde e a implementação de políticas de controle são fundamentais para combater o uso irracional de antibióticos e manter a eficácia destes medicamentos tão importantes mantendo assim o controle dos impactos do uso errôneo desse medicamento em  nosso organismo.

Biografía del autor/a

Thaylane de Souza Puresa, Universidade Iguaçu - UNIG

Formação: Bacharelado em farmácia (2023). instituição: Universidade Iguaçu - UNIG.

Fabiano Lacerda Carvalho, Universidade Iguaçu - UNIG

Formação: Doutorado em Ciencias Biológicas com ênfase em Doenças Parasitárias (2011). Instituição: Universidad Autonoma de Asuncion.

Publicado

2023-12-05

Cómo citar

Puresa, T. de S., & Carvalho, F. L. (2023). OS EFEITOS DO USO IRRACIONAL DOS ANTIBIOTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 863–880. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12385