A TRANSGRESSÃO DA CULTURA POPULAR SUL -COREANA: A HALLYU E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE PRODUTOS SUL-COREANOS

Autores/as

  • Marina Presser Alves da Silva Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP
  • Amália Costa Farias Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1215

Palabras clave:

Hallyu; Coréia do Sul; Consumo; Transcultura

Resumen

Este artigo tem o intuito de examinar a preferência por produtos coreanos ou adjuntos à cultura coreana, a partir da crescente popularidade do fenômeno da hallyu[1]. A música popular coreana conhecida por k-pop[2] e as telenovelas, denominadas k-dramas[3], não chegaram ao Brasil influenciados por mediação de grandes empresas de disseminação de mídia como geralmente acontece, mas sim por meio da internet (URBANO, 2017). Ao longo do tempo o entretenimento sul coreano vem sendo disseminado por comunidades virtuais que realizam traduções e distribuição, além de discutir o assunto entre si. Por meio de um levantamento bibliográfico e jornalístico, discutiremos o potencial de influência do consumo de produtos coreanos. Também serão analisados os resultados de uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, considerando palavras dos relatos para compreender a relação do público com o objeto de estudo, em seguida abordaremos a perspectiva de Canclini sobre consumo como forma de expressão transcultural, para então discutir a possível tangibilização da experiência proposta no entretenimento coreano por meio do consumo de produtos. Nesse sentido, consideramos a hallyu como um fenômeno cultural onde o entretenimento apresenta de forma contextualizada os produtos industrializados[4] aos espectadores não-coreanos.

 

Biografía del autor/a

Marina Presser Alves da Silva, Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

Graduanda em Comunicação Social em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP) http://lattes.cnpq.br/7792518328111009

Amália Costa Farias, Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Docente pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM/SP) http://lattes.cnpq.br/3805636940894782

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Silva, M. P. A. da ., & Farias, A. C. . (2021). A TRANSGRESSÃO DA CULTURA POPULAR SUL -COREANA: A HALLYU E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE PRODUTOS SUL-COREANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 586–600. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1215