A TRANSGRESSÃO DA CULTURA POPULAR SUL -COREANA: A HALLYU E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO DE PRODUTOS SUL-COREANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1215Palabras clave:
Hallyu; Coréia do Sul; Consumo; TransculturaResumen
Este artigo tem o intuito de examinar a preferência por produtos coreanos ou adjuntos à cultura coreana, a partir da crescente popularidade do fenômeno da hallyu[1]. A música popular coreana conhecida por k-pop[2] e as telenovelas, denominadas k-dramas[3], não chegaram ao Brasil influenciados por mediação de grandes empresas de disseminação de mídia como geralmente acontece, mas sim por meio da internet (URBANO, 2017). Ao longo do tempo o entretenimento sul coreano vem sendo disseminado por comunidades virtuais que realizam traduções e distribuição, além de discutir o assunto entre si. Por meio de um levantamento bibliográfico e jornalístico, discutiremos o potencial de influência do consumo de produtos coreanos. Também serão analisados os resultados de uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin, considerando palavras dos relatos para compreender a relação do público com o objeto de estudo, em seguida abordaremos a perspectiva de Canclini sobre consumo como forma de expressão transcultural, para então discutir a possível tangibilização da experiência proposta no entretenimento coreano por meio do consumo de produtos. Nesse sentido, consideramos a hallyu como um fenômeno cultural onde o entretenimento apresenta de forma contextualizada os produtos industrializados[4] aos espectadores não-coreanos.
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