LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Claudia da Silva Valadão Faculdade Delta
  • Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva Faculdade Delta
  • Eliane Paes dos Santos Faculdade Delta
  • Kenned Júnior Ferreira de Sousa Faculdade Delta

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1212

Palabras clave:

Educação Infantil. Literatura Infantil. Estratégias de Ensino na Educação Infantil. Processo de Ensino-aprendizagem.

Resumen

No contexto da educação infantil, a literatura se insere através da importância do aprendizado para a criança. A literatura está presente no ensino e aprendizado, desenvolvida pelos educadores. Este estudo qualifica-se em pesquisa bibliográfica. Neste contexto, se apresenta a questão para problematização: Qual a importância das estratégias de ensino na utilização da literatura na educação infantil? Este estudo possui o objetivo de discutir as estratégias de ensino para se empregar a literatura infantil no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos definem-se da seguinte forma: contextualizar a educação infantil; refletir sobre a literatura infantil; e abordar as estratégias de ensino que se utilizam da literatura infantil como instrumento no processo de ensino-aprendizagem. Abordou-se os teóricos: Paiva e Oliveira (2010); Dessen e Polônia (2007); Alves (2011); Simões (2013); Tortella et al (2016); Silva e Francischini (2012); Ferreira e Barreira (2010); e Campos et al (2011). As estratégias de ensino são importantes para a literatura infantil se concretizar como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se agregadora à formação de um leitor e cidadão.

Biografía del autor/a

Claudia da Silva Valadão, Faculdade Delta

Licenciada em Letras e aluna da Segunda Licenciatura em Pedagogia (Faculdade Delta), e-mail: claudiavaladao21@hotmail.com.

Crist Wilian de Moura Barbosa da Silva, Faculdade Delta

Licenciado em Geografia (UNIP) e aluno da Segunda Licenciatura em Pedagogia (Faculdade Delta)

Eliane Paes dos Santos, Faculdade Delta

Licenciada em Letras (Universidade Estadual de Goiás) e aluna da Segunda Licenciatura em Pedagogia (Faculdade Delta),

Kenned Júnior Ferreira de Sousa, Faculdade Delta

Licenciado em Letras Português/Inglês e aluno da Segunda Licenciatura em Pedagogia (Faculdade Delta)

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Valadão, C. da S. ., Barbosa da Silva, C. W. de M. ., Santos, E. P. dos, & Sousa, K. J. F. de . (2021). LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 571–586. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1212