A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA JBS-FRIBOI MEDIANTE A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

Autores/as

  • Mateus Zampietro Belisario Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1210

Palabras clave:

Internacionalização. Globalização. Planejamento Estratégico. Poder de Mercado e Integração Vertical.

Resumen

A internacionalização emerge como uma das principais estratégias adotadas pelas empresas com intuito de estender sua presença e participação em diversos mercados mediante a busca por vantagens competitivas. A globalização exerce influência no perfil das organizações, independentemente de sua natureza, missão ou objetivo impulsiona a integração entre diferentes setores. O presente trabalho por meio de um estudo de caso busca averiguar o processo de internacionalização da JBS-Friboi, renomada empesa alimentícia mundial através da análise de aquisições, fusões e incorporações estratégicas em sua trajetória de ascensão internacional. O processo de internacionalização de empresas impacta de forma direta a dinâmica mercadológica atual e o fenômeno da globalização instiga um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas pelo fluxo global de bens, serviços e capitais.

Biografía del autor/a

Mateus Zampietro Belisario, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Graduando em Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Entusiasta do Mercado Financeiro, Política Internacional e Relações Governamentais. Nasci e cresci em Brasília/DF onde tive a oportunidade de atuar em empresas de consultoria de negócios e no Ministério das Relações Exteriores.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Belisario, M. Z. . (2021). A RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA JBS-FRIBOI MEDIANTE A GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 518–535. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1210