CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: UMA DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA DISCURSIVO-IMAGÉTICA PARA A PRÁXIS DOCENTE

Autores/as

  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará
  • Marta Marques de Paiva Alves Universidad Interamericana
  • Helton Souza Brito Universidad Interamericana
  • Antônio Valter Martins Sampaio Júnior Universidad San Carlos
  • Rafael Lima Montenegro Universidad Del Sol
  • Rosilene Mesquita de Deus Universidad Del Sol
  • Marcia Faria Alves da Silva Universidad Interamericana
  • Marijane Serpa do Amaral Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Aurenisa Pereira de Sousa Aguiar Universidad Interamericana
  • Elisabeth Alves Queiroz Universidad Interamericana
  • Ana Paula Lopes de Castro Universidad Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12078

Palabras clave:

Cultura digital. Análise sociológica. Discurso. Imagem.

Resumen

Este artigo propõe um estudo acerca da cultura digital e construção de conhecimentos, tendo a análise sociológica discursivo-imagética para a práxis do professor, como o cerne desse estudo. Para tanto, problematizar a imagem como objeto de pesquisa nos incita à investigação dos aspectos multimodais e culturais do discurso imagético, tendo o escopo de análise de imagens e seus significados, um percurso que se encontra por trás do não dito, das entrelinhas e subjetividades apresentadas nas subjetividades do discurso. Com efeito, essa proposta se insere no campo da Sociologia, pela análise sociológica discursivo-imagética, em que averiguar os discursos da imagem se torna um desafio recorrente na cultura digital, principalmente para o docente, que se utiliza dos recursos digitais como ferramentas metodológicas para o ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Instituição: Universidade Estadual do Ceará.

Marta Marques de Paiva Alves, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Helton Souza Brito, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Antônio Valter Martins Sampaio Júnior, Universidad San Carlos

Instituição: Universidad San Carlos.

Rafael Lima Montenegro, Universidad Del Sol

Instituição: Universidad Del Sol.

Rosilene Mesquita de Deus, Universidad Del Sol

Instituição: Universidad Del Sol.

Marcia Faria Alves da Silva, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Marijane Serpa do Amaral, Universidade Estadual do Ceará

Instituição: Universidade Estadual do Ceará.

Maria Aurenisa Pereira de Sousa Aguiar, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Elisabeth Alves Queiroz, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Ana Paula Lopes de Castro, Universidad Interamericana

Instituição: Universidad Interamericana.

Publicado

2023-12-04

Cómo citar

Pordeus, M. P., Alves, M. M. de P., Brito, H. S., Sampaio Júnior, A. V. M., Montenegro, R. L., Deus, R. M. de, … Castro, A. P. L. de. (2023). CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: UMA DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA DISCURSIVO-IMAGÉTICA PARA A PRÁXIS DOCENTE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 512–521. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12078