TECNOLOGIAS DIGITAIS: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I, SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11958Palabras clave:
Tecnologias digitais. Pedagogia crítica. Formação de professores.Resumen
Esse artigo apresenta uma pesquisa descritiva sobre o uso das tecnologias digitais na educação e o preparo dos educadores, no que se refere à formação dos professores, para o uso eficiente delas em sua prática pedagógica. Ademais, oferece uma leitura crítica e reflexiva sobre referida prática. Como objetivo geral, apresenta-se uma análise de como o uso das tecnologias digitais impactam a educação, em especial, no Ensino Fundamental nos anos iniciais, sob o olhar da pedagogia crítica, que é defendida por Paulo Freire avaliando a relevância da capacitação dos educadores frente a essas tecnologias. Para atender a esse objetivo, investigam-se por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, alguns dados referentes à prática docente, pesquisa essa realizada via a coleta de dados que se dá por intermédio de entrevista semiestruturada e análises de conteúdo. Aponta-se a importância da capacitação dos professores para o uso efetivo das tecnologias na educação com suporte em autores como: Paulo Freire (2021), Parente, Valle e Mattos (2015); Bacich e Moran (2018); Moran, Masetto e Behrens (2022). Conclui-se que existe uma certa carência, no que diz respeito à capacitação dos educadores e à atualização da prática educacional para o uso das tecnologias digitais no seio escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY