TECNOLOGIAS DIGITAIS: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I, SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11958

Palabras clave:

Tecnologias digitais. Pedagogia crítica. Formação de professores.

Resumen

Esse artigo apresenta uma pesquisa descritiva sobre o uso das tecnologias digitais na educação e o preparo dos educadores, no que se refere à formação dos professores, para o uso eficiente delas em sua prática pedagógica. Ademais, oferece uma leitura crítica e reflexiva sobre referida prática. Como objetivo geral, apresenta-se uma análise de como o uso das tecnologias digitais impactam a educação, em especial, no Ensino Fundamental nos anos iniciais, sob o olhar da pedagogia crítica, que é defendida por Paulo Freire avaliando a relevância da capacitação dos educadores frente a essas tecnologias. Para atender a esse objetivo, investigam-se por meio de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, alguns dados referentes à prática docente, pesquisa essa realizada via a coleta de dados que se dá por intermédio de entrevista semiestruturada e análises de conteúdo. Aponta-se a importância da capacitação dos professores para o uso efetivo das tecnologias na educação com suporte em autores como: Paulo Freire (2021), Parente, Valle e Mattos (2015); Bacich e Moran (2018); Moran, Masetto e Behrens (2022). Conclui-se que existe uma certa carência, no que diz respeito à capacitação dos educadores e à atualização da prática educacional para o uso das tecnologias digitais no seio escolar.

Biografía del autor/a

Cleiceewer Gomes da Costa Sales, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda do curso de pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Desiree Kinoshita Ribeiro de Oliveira, Centro universitário Newton Paiva

Graduanda do curso de pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Tallita Leili Galvão Campos, Centro Universitário Newton Paiva

Graduanda do curso de pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Mestre em Educação, com licenciaturas em Letras, Pedagogia e História. Professora do Centro Universitário Newton Paiva. 

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Sales, C. G. da C., Oliveira, D. K. R. de, Campos, T. L. G., & Nonato, G. A. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I, SOB UMA PERSPECTIVA CRÍTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5518–5538. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11958