A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11926Palabras clave:
Ensino remoto. Tecnologias de Informação e Comunicação. Aprendizagem.Resumen
Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas na perspectiva do ensino remoto no período da pandemia COVID-19 e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) desenvolvidas por duas professoras que atuam em escolas públicas nos municípios de Parelhas-RN e Caicó-RN, respectivamente, destacando suas contribuições no processo de aprendizagem, bem como os desafios e possibilidades enfrentados no referido contexto. O relato das experiências partiu de uma abordagem qualitativa e a produção de dados realizou-se mediante a aplicação de questionário com as professoras. A descrição refere-se ao período de março a dezembro de 2020. Concluiu-se após anãlise dos dados que as lacunas na formação docente no uso de recursos tecnológicos foi um dos maiores obstáculos a ser enfrentado no ensino remoto. Algumas fragilidades também foram constatadas, dentre elas problemas relacionados à qualidade e à equidade do acesso à Internet, a maioria dos estudantes não tinha acesso a um telefone celular ou computador conectado à Internet de boa qualidade, em especial as populações de nível socioeconômico menor e/ou residentes na zona rural, estes ficaram à margem do direito à educação e atualmente apresentam lacunas na aprendizagem que precisam ser identificadas e superadas. A necessidade de saber utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, demonstrou que o Ensino Remoto desafiou professores, alunos e a própria escola a uma transição do ensino presencial físico para uma educação online assegurada pelos meios digitais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY