DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

2ª edição

Autores/as

  • Elaine Aparecida Bernardo
  • Eliane Matos de Moura Pinheiro da Silva
  • Monique Fernanda Ferreira da Silva

Palabras clave:

Alfabetização. Anos iniciais. Educação infantil. Letramento.

Resumen

Este livro pretende analisar a continuidade do processo de leitura e alfabetização após a criança concluir a pré-escola e ingressar no ensino fundamental, bem como estudar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Valorizar o conhecimento trazido pelos alunos e depois trabalhar o conhecimento sistematizado e construído pela humanidade é considerado importante.

 As escolas e os professores que não compreendem esta importância da alfabetização continuam muitas vezes a utilizar de forma inadequada ferramentas como os cadernos, quase sempre irrelevantes para a criança.

 Deve-se notar que a leitura e a escrita não podem ser adaptadas sem considerar a alfabetização. Para isso, o referencial teórico tem como base as ideias de pesquisadores sobre o tema, e também traz um olhar reflexivo para o ambiente do processo de alfabetização escolar e sala de aula. 

O tema está relacionado à capacidade de leitura e alfabetização  da criança após terminar a pré-escola e iniciar o ensino fundamental. Tais reflexões nos fizeram pensar que ainda há muitas dúvidas sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos.

Segundo Coraggio (1998), para se adaptar às expectativas desta nova legislação, as reformas educativas e curriculares devem continuar com a educação para a cidadania de crianças e jovens. Por isso, é necessário dar-lhes informação, para que possam participar e usufruir dos bens e serviços da sociedade atual e integrar-se no processo produtivo, que exige uma mão-de-obra cada vez mais qualificada.

2ª edição

Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Bernardo, E. A., Silva, E. M. de M. P. da, & Silva, M. F. F. da. (2023). DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: 2ª edição . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–97. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11849

Número

Sección

E-books

Categorías