DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
2ª edição
Palabras clave:
Alfabetização. Anos iniciais. Educação infantil. Letramento.Resumen
Este livro pretende analisar a continuidade do processo de leitura e alfabetização após a criança concluir a pré-escola e ingressar no ensino fundamental, bem como estudar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Valorizar o conhecimento trazido pelos alunos e depois trabalhar o conhecimento sistematizado e construído pela humanidade é considerado importante.
As escolas e os professores que não compreendem esta importância da alfabetização continuam muitas vezes a utilizar de forma inadequada ferramentas como os cadernos, quase sempre irrelevantes para a criança.
Deve-se notar que a leitura e a escrita não podem ser adaptadas sem considerar a alfabetização. Para isso, o referencial teórico tem como base as ideias de pesquisadores sobre o tema, e também traz um olhar reflexivo para o ambiente do processo de alfabetização escolar e sala de aula.
O tema está relacionado à capacidade de leitura e alfabetização da criança após terminar a pré-escola e iniciar o ensino fundamental. Tais reflexões nos fizeram pensar que ainda há muitas dúvidas sobre a implementação do ensino fundamental de nove anos.
Segundo Coraggio (1998), para se adaptar às expectativas desta nova legislação, as reformas educativas e curriculares devem continuar com a educação para a cidadania de crianças e jovens. Por isso, é necessário dar-lhes informação, para que possam participar e usufruir dos bens e serviços da sociedade atual e integrar-se no processo produtivo, que exige uma mão-de-obra cada vez mais qualificada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Licencia
Atribuição CC BY