VARIÁVEIS QUE INFLUENCIARAM O DESEMPENHO DOS CANDIDATOS NO ENEM EM MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO COM CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA EM BARRA DO CORDA MARANHÃO EM 2021
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11454Palabras clave:
Enem. Participantes e rendimento.Resumen
O propósito do estudo em questão consiste na análise das variáveis-chave que impactaram o desempenho dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), especificamente no campo da Matemática e suas tecnologias, que realizaram a avaliação em Barra do Corda, Maranhão, no ano de 2021. O ENEM, um dos principais vestibulares nacionais, representa não apenas uma das vias fundamentais de acesso ao ensino superior em instituições públicas, mas também em instituições privadas. Os dados utilizados neste estudo foram obtidos dos microdados do ENEM referentes ao ano de 2021, que foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta base de dados, é possível acessar informações relativas a elementos culturais, socioeconômicos e de desempenho dos estudantes que realizaram o ENEM, permitindo assim a caracterização dos perfis dos candidatos de acordo com o desempenho alcançado. Para alcançar tais conclusões, recorreu-se à aplicação de um modelo de regressão múltipla, estimado por meio de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). A partir deste estudo, foi possível traçar o perfil dos participantes que obtiveram melhor desempenho na avaliação de ciências exatas. Os resultados revelaram que o nível de escolaridade dos pais, a autodeclaração étnico-racial dos estudantes como brancos e a disponibilidade de acesso à internet no ambiente residencial influenciaram positivamente o desempenho dos candidatos na área de Matemática e suas Tecnologias. Por outro lado, constatou-se que participantes que exercem ou exerceram atividades remuneradas, bem como a variável idade, exerceram uma influência negativa no desempenho dos mesmos
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY